Blog da

Apenas os benefícios obrigatórios bastam para a sua empresa? Entenda!

Apenas os benefícios obrigatórios bastam para a sua empresa? Entenda!

Para que uma empresa consiga executar suas ações de maneira eficiente e engaje seus colaboradores em prol do mesmo objetivo, é essencial apostar em estratégias com o objetivo de que eles interajam mais e se sintam parte daquela equipe. Os benefícios obrigatórios, apesar de serem bastante úteis para o dia a dia do funcionário, não são suficientes caso o gestor queira mais envolvimento de seus profissionais.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda um pouco mais sobre o assunto. Aqui, você vai conhecer os principais benefícios obrigatórios e as vantagens de investir em outras ideias criativas para seus colaboradores. Boa leitura!

Conheça alguns dos principais benefícios obrigatórios

A seguir, selecionamos alguns dos principais benefícios obrigatórios. Confira!

Férias remuneradas

As férias remuneradas são o desejo de todo funcionário depois de certo tempo na empresa, não é mesmo? Ele passa a ter esse direito após um ano trabalhado, em que tira 30 dias de descanso sem deixar de receber por isso. Após o período que o funcionário adquire essa possibilidade, a empresa tem até 1 ano para concedê-la. No entanto, caso fique 2 anos sem as férias, o colaborador passa a ter o direito de receber por elas em dinheiro.

13º salário

Todo trabalhador com carteira assinada, além daqueles que já são aposentados e pensionistas do INSS, têm o direito de receber pelo 13° salário. É como se fosse uma gratificação de Natal pelo período trabalhado. Esse benefício obrigatório é concedido depois de 15 dias que o colaborador estiver fichado na empresa. Dessa forma, calcula-se da seguinte forma: divide-se o salário integral do funcionário pela quantidade de meses trabalhada.

Vale Transporte

No caso do Vale Transporte, o empregador antecipará ao trabalhador uma quantia para que seja gasta em seu deslocamento de casa até o trabalho e vice-versa. Assim, o funcionário somará todos os gastos necessários, seja em ônibus, metrô ou trem. De acordo com a Lei, não há determinação de uma distância mínima.

Entenda por que os benefícios obrigatórios não bastam para a sua empresa

Conforme antecipado, apenas os benefícios obrigatórios não são suficientes para que sua equipe se mantenha engajada em atingir as metas preestabelecidas em seu planejamento estratégico. Uma maneira inteligente para isso é oferecer outros tipos de vantagens para seus colaboradores. Saiba, a seguir, por que oferecer benefícios extras é tão importante para a sua organização.

Aumento da produtividade

Ao oferecer outros tipos de benefícios para as pessoas de sua empresa, além dos obrigatórios, elas se sentirão como parte importante daquele quadro de profissionais. Sendo assim, a motivação para produzir mais será constante, contribuindo para os bons resultados da organização.

O gestor precisa ter a consciência de que colaboradores que não tenham motivação para exercerem suas funções do dia a dia certamente não entregarão resultados.

Diminuição da taxa de turnover

Já ouviu falar sobre a taxa de turnover? É o termo que está relacionado à rotatividade de seus profissionais. Esse indicador é considerado um dos mais importantes para avaliar a saúde organizacional, uma vez que reflete diretamente o interesse das pessoas pela empresa.

Entre as consequências negativas de um turnover elevado, podemos exemplificar com o aumento de gastos tanto para o desligamento do profissional quanto para a contratação daquele substituto , o declínio do capital intelectual, além de uma perda de tempo significativa para a equipe: é necessário destinar determinado período para encontrar outro colaborador e treiná-lo para as funções de seu cargo.

Dessa forma, é essencial apostar em estratégias que melhorem esse indicador em uma organização. Algo facilmente suprido pelos benefícios extras, pois as pessoas estarão mais em conformidade com a cultura da empresa e motivadas a entregar resultados.

Melhora do clima organizacional

O clima organizacional está diretamente ligado com a relação que os colaboradores têm com a sua empresa e com os outros colegas.

Imagine só a seguinte situação: as pessoas estão constantemente insatisfeitas com as metas e exigências estipuladas, bem como com a pressão destinada a elas. Isso contribui para que haja intrigas, competições e que o espírito de trabalho em equipe seja deixado de lado. Em um ambiente como esse, a satisfação em trabalhar naquele local e a se engajar para os bons resultados do negócio só tendem a diminuir, concorda?

Todo esse contexto comprova a importância de estabelecer ações que contribuam para um bom clima organizacional.  Entre os fatores que colaboram para melhorar esse quesito, podemos citar questões como a infraestrutura do negócio, o relacionamento dos gestores com seus colaboradores, a remuneração e, claro, a oferta de benefícios extras para a equipe.

Diminuição do absenteísmo

Se a sua equipe gestora percebeu que há faltas e atrasos bastantes recorrentes entre a equipe, saiba que alguma coisa está acontecendo para desmotivá-la. Dessa forma, é necessário entender os pontos que estão levando àquela situação. Caso o problema seja a desmotivação, já está mais do que na hora de pensar em soluções para que os colaboradores se sintam importantes para aquele negócio!

O fato de oferecer benefícios extras, além de ser um item motivador para os profissionais, ainda contribui para a qualidade de vida dos colaboradores o que afeta diretamente na saúde das pessoas, diminuindo o absenteísmo pelos mais diversos motivos.

Retenção de talentos

Essa vantagem está diretamente ligada à taxa de turnover. Com o número cada vez menor de pessoas interessadas em buscar por outras oportunidades, certamente os talentos de sua empresa também estarão satisfeitos com aquele ambiente de trabalho.

As organizações tendem a perder bastante com profissionais capacitados buscando por melhores condições e salários, uma vez que ele tem o capital intelectual do seu nicho de atuação, além de entender da melhor maneira o trabalho exercido em sua empresa.

A partir da leitura deste conteúdo, você pôde entender que apenas oferecer benefícios obrigatórios não é o suficiente para que sua equipe se sinta motivada e engajada com as metas de seu negócio. É preciso estabelecer estratégias que motivem seus colaboradores, que reduzam a taxa de turnover e que aumentem a produtividade dos profissionais, além de reter talentos que contribuirão efetivamente para o crescimento da organização.

Ficou interessado em oferecer benefícios extras aos seus profissionais? Entre em contato conosco e converse com alguém de nossa equipe! A UP Brasil tem como foco melhorar o dia a dia dos colaboradores, criando soluções que se adéquem ao seu negócio.

Comentários