fbpx

Blog da

gestão e produtividade em trabalho remoto

Confira 7 dicas de gestão e produtividade em trabalhos remotos

Manter gestão e produtividade em trabalho remoto pode ser um desafio, uma vez que, para muitas empresas, essa é uma situação nova e atípica, especialmente porque, em razão do isolamento social gerado pela pandemia do novo coronavírus no Brasil, muitas companhias tiveram que adotar o home office para continuar com as suas atividades.

A realidade é que é possível, sim, obter bons resultados com essa forma de gerenciar processos e pessoas. Contudo, para tanto, é fundamental adotar algumas medidas e tomar os cuidados necessários.

Se você deseja conhecer formas de manter a gestão de equipe e a produtividade em trabalho remoto, veja o post que vamos apresentar 7 dicas. Continue a leitura e confira!

1. Avalie a capacidade e a vontade da equipe para executar a tarefa

Um passo importante para realizar uma gestão a distância, mas com excelência é, sem dúvidas, analisar a capacidade e a vontade da equipe para executar a tarefa.

Trata-se de uma medida necessária porque, com frequência, é comum que um colaborador se disponha a realizar uma tarefa de seu interesse, contudo, se ele não contar com a habilidade e a experiência que são exigidas para realizá-la, delegar para ele essa atividade de maneira remota pode não ser uma boa ideia.

Dessa maneira, uma das principais atividades de um gestor deve ser analisar a capacidade de cada um dos membros de sua equipe antes de delegar as tarefas para que todas sejam realizadas com excelência.

2. Comunique aos colaboradores os indicativos de que o projeto está andando em um ritmo correto

Mais uma das atribuições do gestor para boa gestão e produtividade em trabalho remoto é manter a sua equipe sempre bem informada a respeito dos indicativos de um projeto, como a qualidade do serviço, o seu cronograma e se o time está trabalhando no ritmo esperado.

Esse feedback é importante para que os funcionários saibam se estão trabalhando de forma eficaz e na velocidade esperada por seus líderes, sendo uma relevante maneira de elevar a produtividade, se for necessário.

3. Use um controle de ponto

O home office deve ser simples e seguro tanto para o colaborador quanto para os líderes e para as gestões e, para tanto, é importante contar com o máximo de processos e ferramentas que tornem o trabalho mais eficiente.

Uma boa forma de fazer isso é utilizando um controle de ponto eletrônico, uma vez que esse tipo de recurso gera mobilidade para a empresa e, ainda, faz com que seja possível garantir o cumprimento das leis trabalhistas. Além disso, somente funcionários que trabalham de forma comprometida e ativa conseguem gerar resultados positivos.

4. Faça reuniões periódicas

As reuniões periódicas são importantes até mesmo nos casos em que o home office está funcionando da maneira adequada, afinal, gerenciar a distância não quer dizer ser um gestor ausente.

Trata-se de uma medida necessária para fortalecer o laço e a confiança entre o gestor e a sua equipe, bem como para fazer uma avaliação mais próxima do trabalho, verificando se está ocorrendo de acordo com o planejado.

Powered by Rock Convert

Existem situações em que esse encontro não pode ser feito presencialmente — como na situação de pandemia que vivemos atualmente. Nesse caso, a reunião pode ser feita por meio de plataformas digitais, como Skype, Zoom, entre outros recursos.

Essas reuniões também são fundamentais para aumentar a interação entre todos os membros da equipe e permitem, ainda, que avaliações de feedback sejam concedidas de maneira geral a todos os colaboradores simultaneamente.

5. Determine os meios de comunicação

Para que não ocorram falhas de comunicação entre os membros da equipe — fator que pode gerar queda na produtividade e erros nas tarefas —, é fundamental que o gestor defina, de maneira precisa, quais são os processos e meios de comunicação no home office.

Ao determinar os meios de comunicação, todos os membros do time saberão qual é a maneira ideal de registrar o trabalho realizado, bem como a melhor forma de contatar o seu gestor sempre que for necessário.

Para tanto, o ideal é usar ferramentas que facilitam a interação, como um comunicador de mensagens instantâneas (como WhatsApp) ou, até mesmo, e-mails — sendo imprescindível que todos saibam qual é o local correto para a comunicação.

6. Demonstre aos colaboradores que é necessário criar uma nova rotina

Se a sua empresa adotou o home office como uma medida emergencial, especialmente em razão da pandemia gerada pelo novo coronavírus, é normal que os colaboradores não saibam como trabalhar de casa, afinal, eles não têm esse hábito.

Nesse caso, pode ser que não seja fácil para todos estabelecer limites entre a vida pessoal e o trabalho. Para solucionar essa questão, é imprescindível criar uma nova rotina em que o colaborador se prepara para o trabalho como se ele fosse se dirigir presencialmente à empresa para que a sua produtividade não seja afetada.

Além disso, também é importante contar com um local em que os demais membros de sua família não estejam por perto a fim de evitar interrupções desnecessárias. É necessário que a equipe entenda que o home office deve ser levado tão a sério quanto o trabalho presencial e, para tanto, o gestor deve, além de dar bons exemplos, auxiliar a sua equipe com essa questão.

7. Invista em tecnologia

A tecnologia é muito importante para a gestão de equipes remotas, especialmente no caso da gestão de pessoas, sendo um item indispensável para uma performance de excelência de toda a equipe.

Por essa razão, é importante que as empresas que adotam o home office pesquisem sobre sistemas que ajudam em uma liderança com precisão, mesmo a distância, uma vez que a utilização desse tipo de recurso costuma permitir o rastreamento dos colaboradores, das atividades que cada um está realizando etc.

Todos esses recursos, quando são utilizados em conjunto, permitem que a empresa mensure a produtividade de seus colaboradores e consiga, se for necessário, realocar seus profissionais a fim de atender a uma demanda específica.

Agora que você já conhece 7 dicas de gestão e produtividade em trabalho remoto, coloque em prática os pontos que apresentamos o quanto antes a fim de aprimorar o home office de toda a sua equipe e atingir melhores resultados!

O nosso post foi útil? Deixe um comentário e conte-nos o que você achou das dicas que apresentamos!

Comentários