Blog da

premiação por performance

Premiação por performance: saiba como motivar seus colaboradores!

Em um mercado considerado cada vez mais competitivo e dinâmico, ser produtivo passou de ser um diferencial para uma produtividade básica nas empresas que objetivam o sucesso e a expansão dos seus negócios. No entanto, é interessante ressaltar que a conquista desses índices está atrelada a diversos fatores.

Nesse contexto em que é fundamental planejar e implementar ações que objetivam potencializar o capital criativo, investir em premiação por performance é um dos meios mais eficientes para promover o engajamento e o senso de pertencimento dos colaboradores.

Pensando nisso, elaboramos este post para que você entenda a importância desse tipo de estratégia e tenha acesso a ideias de como implementá-la em seu negócio. Boa leitura!

Entenda a base da premiação por performance

As campanhas de premiação por performance constituem uma das vertentes da estratégia de marketing de incentivo, que geralmente têm o objetivo de promover o engajamento dos colaboradores e alavancar as vendas, fomentar comportamentos positivos, girar estoques além de evitar o avanço dos concorrentes, aumentando a participação do negócio no mercado a partir de metas preestabelecidas.

Sendo assim, vale ressaltar que uma campanha como essa depende de vários elementos para ser bem-sucedida, como:

  • esforço conjunto;
  • liderança inspiradora, atuante e engajada;
  • treinamento constante.

É importante lembrar que esse tipo de estratégia deve ser autofinanciável, ou seja, não deve gerar custos extras. Para isso, o responsável pelo planejamento deve definir metas ambiciosas mas que, ao mesmo tempo, sejam realistas, além de conhecer profundamente a equipe e oferecer recompensas que realmente serão atraentes.

Conheça os motivos para fazer uma premiação por performance

Para que esse objetivo seja atingido, é preciso contar com um tripé composto por reconhecimento, motivação e recompensa, aspectos que devem ser muito bem explorados. Confira, a seguir, mais detalhes sobre eles.

Motivação

As campanhas de premiação por performance têm impacto direto na motivação das pessoas, influenciando até mesmo a atração e a retenção de talentos. Inclusive, um programa bem desenvolvido pode ser determinante para contratar novos profissionais, assim como para manter intacta uma equipe que apresente alto desempenho mesmo diante do assédio do mercado.

Com essa estratégia de incentivo, é possível conquistar prêmios especiais em que o critério é justamente a sua própria competência e dedicação. Caso se destaque naquele ambiente, haverá a oportunidade de conquistar novas chances de ascensão dentro do negócio.

Reconhecimento

O reconhecimento é outro fator importantíssimo da premiação por performance, uma vez que é a partir dessas ações que torna-se possível identificar e prestigiar aquelas pessoas mais comprometidas. De fato, o sistema evidencia qualidades e o potencial de cada membro, contribuindo, ainda, para elaborar um plano de sucessão corporativo.

Recompensa

As recompensas, aqui, completam o tripé, reforçando os outros dois itens por meio da retribuição pelo entusiasmo e empenho dos colaboradores. Dessa maneira, é possível estabelecer uma relação de ganhos que seja mais baseada na meritocracia, na imparcialidade e na transparência das decisões.

Entenda como montar a estratégia de premiação por performance

Caso você queira montar uma estratégia de premiação por performance, selecionamos as principais dicas sobre o assunto. Confira!

Estabeleça objetivos

Por mais que montar uma campanha de premiação por performance possa parecer complexo, esse processo é mais simples do que se imagina. O primeiro passo é identificar os objetivos macro da empresa. Sendo assim, é possível desdobrar esses objetivos (sejam quantitativos, sejam qualitativos ou ambos) em metas individuais e coletivas, envolvendo todos os colaboradores.

Esses objetivos precisam ser de fácil compreensão a fim de evitar interpretações equivocadas e com o objetivo de conquistar os resultados de maneira mais rápida.

Defina metas individuais

As metas individuais precisam ser definidas e distribuídas de acordo com os limites de experiência, atuação e senioridade dos seus colaboradores. É preciso, ainda, que essa escolha seja simultaneamente possível e arrojada para evitar o risco de provocar o efeito contrário e desmotivar as pessoas.

Além disso, é essencial adotar métricas claras e indicadores inteligentes com o objetivo de facilitar a supervisão dos trabalhos executados. A premiação por performance pode fortalecer a autoconfiança e a automotivação, contribuindo até mesmo para o desenvolvimento de outros competências, como a persuasão, a resiliência, a escuta ativa e a empatia.

Determine as recompensas

A escolha das recompensas deve se basear em avaliações e pesquisas que englobem o perfil dos colaboradores e as experiências anteriores assim como as melhores práticas do mercado, as atuais tendências, os valores corporativos e a cultura do negócio.

Nesse ponto, há outras questões que precisam ser observadas e que envolvem diretamente os profissionais, como:

  • faixa etária;
  • estado civil;
  • escolaridade;
  • média salarial;
  • hábitos de consumo.

Ter essas observações em mente é indispensável para elaborar um portfólio de premiações que realmente seja atrativo.

Saiba o que oferecer nessa estratégia

Entender quais tipos de prêmios oferecer para que essa estratégia seja eficiente é essencial. Por essa razão, elencamos os principais produtos que podem ser oferecidos aos seus colaboradores.

Folgas extras

As folgas extras ainda são muito valorizadas, pois propiciam oportunidades de descanso e lazer para a pessoa. Há, ainda, a liberdade de escolha, isto é, o colaborador pode definir o que fazer com esses dias livres de acordo com suas expectativas e necessidades.

Cartões de benefícios

Os cartões são ótimas possibilidades para reforçar essa estratégia, pois são simples e flexíveis. Hoje, existe uma gama de opções, sendo que os mais comuns são os cartões de alimentação, refeição, frota e combustível e cultura.

Entre as vantagens de utilizar um produto como esse, está a maneira ampla de como a pessoa pode utilizá-lo. Caso seja um cartão-alimentação, por exemplo, o colaborador pode optar pelo supermercado que mais lhe agradar. Se for um cartão-refeição, ele pode escolher entre os diversos restaurantes existentes.

Além disso, uma das principais preocupações da gestão desse tipo de estratégia está relacionada à transferência dos benefícios ao colaborador. Optando por trabalhar com o cartão magnético, esse item deixa de ser um gargalo, pois o benefício é pessoal e intransferível, utilizado exclusivamente a partir do uso de senha, comprovando a segurança do produto.

Ao ler este conteúdo, você pôde entender mais informações sobre a premiação por performance. A partir dessas dicas, é possível estabelecer uma estratégia eficiente, que incentive os colaboradores e aumente a sua produtividade além de contribuir para que a empresa tenha destaque no mercado e alcance seus objetivos de maneira mais simples.

Caso tenha se interessado, entre em contato com a nossa equipe e conheça as soluções da Up Brasil que contribuirão para o sucesso do seu plano!

Comentários