Gamificação no engajamento dos colaboradores

Manter os colaboradores engajados dentro do ambiente empresarial não é uma tarefa simples. São muitos os fatores que podem diminuir a motivação da sua equipe e, por isso, é fundamental estar atento a tudo que acontece dentro da organização para evitar uma baixa de atenção.

Algumas técnicas podem ajudar muito nesse sentido. Uma das mais interessantes atualmente está em usar da gamificação. Esse termo vem do inglês “gamification” e consiste em usar de mecanismos de jogos para manter o engajamento dos colaboradores.

Pode parecer confuso em um primeiro momento, mas o uso dessas mecânicas poderá ser muito útil para o cotidiano de uma empresa, especialmente na hora de motivar comportamentos e ações voltados para os objetivos da organização.

Usar da gamificação dentro de uma empresa está longe de ser colocar todos os vendedores numa sala para jogar videogame. O processo é justamente o oposto: trazer os conceitos dos jogos para a rotina organizacional.

O uso desses elementos já vem crescendo nos últimos tempos. Muitos empreendedores estão apostando em missões aos seus funcionários, inclusive adicionando pontuações específicas e até rankings. Esses fatores estimulam a competitividade e acabam também por manter o engajamento dos colaboradores.

Os efeitos sobre todos os colaboradores são quase que imediatos e positivos. A gamificação ajuda a desenvolver novas soluções, aumentar a interação dos participantes e, claro, produzir resultados para a organização.

O modelo mais comum de aplicação organizacional da gamificação está em desafios internos. Pode ser de quem completa uma série de atividades antes dos demais ou mesmo metas a serem cumpridas pelos funcionários. Uma premiação é altamente estimulante.

Um bom exemplo disso é o que faz a BRMALLS, empresa gerenciadora de shopping centers no Brasil. Ela possui um desafio entre seus shoppings com alguns itens que entende como ideais para o bom funcionamento da empresa. Cada item cumprido pelos shoppings vale pontos e, ao final de um ano, os melhores são premiados.

Essa estratégia de gamificação funciona muito bem, engajando os colaboradores e seguirem alguns objetivos em troca de um prêmio. É apenas um exemplo de tantas outras situações que podem ser utilizadas no dia-a-dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *