fbpx

Blog da

Como o clima organizacional influencia na motivação dos colaboradores?

Como o clima organizacional influencia na motivação dos colaboradores?

O clima organizacional dentro de uma empresa está diretamente ligado à percepção individual de cada colaborador sobre o ambiente de trabalho suas impressões, se ele se sente valorizado e bem tratado pelos gestores, como ele se relaciona com colegas de equipe, entre outros.

Esse fator é de extrema importância e deve ser cuidadosamente analisados pelos líderes da empresa. Ele impacta de forma direta na motivação do time de colaboradores, podendo interferir no aumento da produtividade e, consequentemente, nos lucros e resultados da instituição.

Se interessou e quer aprender mais sobre o clima organizacional e de que modo ele colabora para a motivação dos trabalhadores e aumento da produtividade? Este texto é para você! Continue a leitura e confira!

O que é o clima organizacional?

Como já mencionado, o clima organizacional é uma análise subjetiva realizada por cada membro da equipe de colaboradores de uma organização, que relacionam a maneira como eles se sentem dentro da empresa. Eles podem se perceber como parte integrante, valorizada pelos líderes, ou como meros instrumentos de exploração e lucro ao empresário.

Esse clima leva em conta as relações com os líderes e com outros colaboradores, além de analisar se a empresa oferece incentivos que demonstram à equipe a confiança de que eles são parte fundamental para as atividades. Isso retém talentos, aumenta a produtividade e motiva o time a buscar resultados melhores.

Quais as vantagens de se preocupar com essa questão?

A preocupação com o clima organizacional da empresa deve ser vista como uma prioridade. Um ambiente de trabalho harmônico oferece condições pra que as pessoas desenvolvam melhor as suas atividades e traz resultados mais satisfatórios à empresa. A seguir, veja cinco benefícios que quem empreende obtém quando se preocupa com esse aspecto.

Aumento da motivação dos colaboradores

O gestor de uma empresa é, antes de tudo, um líder de pessoas. A relação interpessoal é influenciadora direta nos ganhos da empresa. Por essa razão, uma equipe de colaboradores desmotivada e que convive em um ambiente “pesado” e desagradável tende a produzir menos. Esse fato colabora para o insucesso da companhia.

Por isso, proporcionar um clima organizacional favorável é dever do empresário. Agindo assim, ele motiva o seu time e age em prol dos ganhos da empresa. Colaboradores motivados produzirão mais e melhor, não ficarão seduzidos por ofertas de outras empresas e trabalharão todos os dias com a certeza de que estão no lugar certo.

Para motivar a equipe a empresa pode adotar ações como:

  • tratar os colaboradores com total respeito e cordialidade;
  • ser flexível em pontos que não atrapalhem a produção;
  • prezar por manter boas relações entre os colegas de trabalho;
  • contratar uma empresa especializada para promover a gestão de benefícios aos trabalhadores.

Aperfeiçoamento das lideranças

Com o estudo sobre o clima organizacional da instituição, o gestor será capaz de conseguir informações e notícias sobre como está o relacionamento e o desempenho das funções dos líderes em relação aos cooperadores.

Não há possibilidade de sucesso em uma empresa em que os líderes agem de maneira incorreta. Um líder deve ser exemplo de profissionalismo e direcionamento. Ele deve ser fonte de inspiração para a equipe e não uma pessoa descontrolada e desrespeitosa que age por impulso.

Por isso, o time de trabalhadores fornecerá um feedback adequado sobre os dirigentes. O empresário pode usar a análise para aparar arestas, corrigir posturas e comportamentos e promover melhorias. Esse aspecto é essencial para aperfeiçoar a liderança e mostrar aos colaboradores que a empresa se preocupa muito com suas opiniões.

Boa imagem da empresa no mercado

Uma instituição que se preocupa com o que pensa sua equipe de trabalhadores e que tem atitudes voltadas à melhora no ambiente organizacional será muito bem-vista no mercado. Isso ajudará a atrair talentos de outras empresas, outros fornecedores e até clientes.

Desse modo, os gestores ganham boas indicações dos trabalhadores, que passam a ter uma visão positiva sobre quem controla a empresa.

Esse fator demonstra uma maturidade de administrar muito grande. Uma empresa deve ser um ambiente de cooperação mútua onde todos trabalham pelos mesmos resultados isso é benéfico para o coletivo, e não apenas para quem está no controle. Pensando desse modo, os resultados são, naturalmente, potencializados.

Melhoria contínua no ambiente de trabalho

O clima organizacional é ponto vital para um ambiente de trabalho agradável e de sucesso. Quando o gestor se preocupa em entender a forma como ele está influenciando a empresa, ele será capaz de promover a sua melhora contínua.

Poderão ser identificadas falhas para serem prontamente corrigidas e os acertos poderão ser elogiados. Isso elevará o patamar da instituição no mercado e os quadros empresariais verificarão um ambiente de cooperação e ajuda mútua, em que todos os integrantes visam os mesmos resultados.

Como o clima organizacional aumenta os resultados e influi na motivação dos colaboradores?

É impossível uma empresa em que há desavenças e conflitos internos dar certo. Um ambiente de harmonia e cooperação, por sua vez, motiva os colaboradores, recebendo ajuda deles para aumentar a produtividade e potencializar os resultados da empresa.

Um clima organizacional favorável é uma estratégia muito efetiva e inteligente para aumentar os ganhos da instituição. O gestor interfere diretamente nos instrumentos de aumento da produtividade, que são os colaboradores e a motivação e confiança a eles transmitida, e eleva os lucros a patamares excelentes.

O colaborador que chega à empresa diariamente, quando lida com um ambiente leve e de assistência mútua, se sente como parte do processo de produção. Esse fator é otimizado quando ele percebe que tal ambiente foi construído com o auxílio dos gestores da empresa, que adequaram comportamentos, promoveram incentivos e adotaram práticas que visam a felicidade dos trabalhadores.

Portanto, é fundamental investir em medidas para melhorar o clima organizacional da instituição. Considere seriamente aperfeiçoar o comportamento de seus líderes, não permitir desavenças e promover incentivos. A contratação de uma empresa especializada na gestão de benefícios aos colaboradores também é essencial nesse aspecto.

Você perceberá: seu ambiente de trabalho, a produtividade e os resultados da sua empresa serão potencializados a níveis de excelência.

Gostou de saber como o clima organizacional da empresa interfere na motivação dos trabalhadores e nos resultados empresariais? Então, não deixe de acompanhar outro artigo no nosso blog e descubra como a gestão de benefícios pode ser fundamental para o sucesso do negócio!

Comentários