Blog da

rh do google

RH do Google: 10 hábitos de gestão para você se inspirar

Que o Google está entre as empresas mais inovadoras do mundo, por diversos anos consecutivos, não é novidade para ninguém! Em 2018, a empresa perdeu apenas para a Apple, mantendo-se continuamente entre as principais organizações mundiais. Talvez, você deve se perguntar: o que leva esse negócio a ter tamanha visibilidade e ser tão cobiçada pelos colaboradores?

Certamente, o RH do Google é uma das respostas que comprovam esse favoritismo. Pensando nisso, neste post, você vai conhecer brevemente sobre os 10 hábitos de gestão desse setor para você se inspirar. Boa leitura!

1. Envolvimento do RH em todo o ciclo dos colaboradores na empresa

Além de estarem em constante envolvimento com os colaboradores, a empresa fornece a oportunidade de a sua equipe ter voz. Assim, todas são extremamente capazes de opinar sobre os assuntos e participarem das decisões.

2. Estímulo à liberdade e criatividade dos colaboradores

Justamente pela liberdade que a empresa oferece aos seus colaboradores, isso contribui para o desenvolvimento da criatividade. Como todos são perfeitamente aptos para terem voz nas decisões, certamente, eles vão em busca de novos mecanismos para a melhoria constante da empresa, colaborando para o bom clima organizacional.

3. Melhores condições e estrutura organizacional

É a estrutura organizacional que tem a capacidade de definir quais os níveis hierárquicos de uma empresa, quais os cargos, setores e tarefas de cada colaborador. Apesar de oferecer uma excelente estrutura, o RH do Google permite que sua equipe sempre esteja alinhada a todos os processos.

4. Uso de algoritmos para a avaliação constante dos colaboradores

O RH do Google utiliza algoritmos, como o People Analytics, que tem a capacidade de reunir dados de diferentes setores da empresa. Assim, aborda uma ampla gama de desafios, como a análise de riscos, a seleção de candidatos com bom desempenho, além de identificar características de vendas e equipes com boas performances.

5. Motivação constante dos colaboradores

Contar com colaboradores motivados é uma das principais preocupações de líderes, pois só assim, é possível contar com um time que esteja alinhado, algo intimamente ligado ao rendimento no trabalho e, por consequência, aos resultados da organização.

6. Feedbacks constantes e produtivos

Empresas que utilizam o feedback corretamente, como o RH do Google, conseguem identificar pontos fortes e fracos dos colaboradores, fazendo com que eles consigam desenvolver as questões que estão deixando a desejar e contribuindo para que alcancem os resultados almejados.

7. Estabelecimento de metas claras para a equipe

Contar com metas claras, é essencial para que a equipe saiba onde é possível trabalhar para que seu esforço individual possa ser recompensado. Assim, essa estratégia torna-se uma das fundamentais para estimular o engajamento, algo que o RH do Google entende como nenhum outro.

8. Promoção de diversidade e flexibilidade

A flexibilidade no trabalho contribui para colaboradores motivados e, consequentemente, para os resultados da empresa. Além disso, promover a diversidade é algo essencial para qualquer empresa nos dias de hoje, seja de histórias, orientação sexual, idade, gênero ou culturas.

9. Ouvir, responder e se adaptar às demandas e sugestões dos colaboradores

Item intimamente ligado a várias questões já abordadas aqui. A empresa que ouve as sugestões de seus colaboradores e consegue se adaptar a essas demandas, tende a ser mais valorizada, diminuindo as taxas de turnover e aumentando o seu rendimento. 

10. Oferecer benefícios únicos

Todos os itens apresentados podem ser considerados como benefícios únicos oferecidos pelo RH do Google. Uma junção de todas essas qualidades faz com que a organização esteja sempre entre as mais inovadoras e queridas para se trabalhar em todo o mundo!

Na leitura deste artigo, você pôde conhecer os 10 hábitos de gestão do RH do Google para se inspirar. Uma empresa, para estar entre as principais do mercado, precisa oferecer muito mais que um bom atendimento ao seu público e serviços de qualidade: é preciso, acima de tudo, engajar seus colaboradores e fazer com que eles se sintam bem naquele local.

Gostou deste conteúdo e gostaria de estar por dentro de mais dicas e novidades como essa? Assine nossa newsletter e receba nossos textos diretamente em sua caixa de entrada!