Blog da

benefícios mais desejados

Veja quais são os benefícios mais desejados pelos colaboradores e adote-os hoje mesmo

Atrair e reter bons profissionais que agreguem valor a uma empresa e, assim, garantir uma maior competitividade tem sido um dos maiores desafios. Para que isso ocorra, umas das estratégias mais utilizadas é a oferta dos benefícios desejados pelos colaboradores.

Mas, para tanto, é preciso identificar quais são esses benefícios e de que forma eles impactam na qualidade de vida do trabalhador. Por isso criamos este post.

A seguir, vamos falar sobre a importância da concessão de benefícios e quais são os benefícios mais desejados pelos colaboradores.

Por que a concessão de benefícios é importante para a minha empresa

Os tradicionais sistemas de remuneração já não são atraentes para a maioria dos profissionais. Por isso, surgiu a necessidade de o departamento de recursos humanos repensar as políticas e as práticas de remuneração dando origem ao sistema de gestão de benefícios.

Os benefícios são vistos como fatores motivacionais que podem impulsionar os colaboradores em direção ao atingimento dos objetivos e metas organizacionais. Consequentemente geram resultados positivos como:

  • maior engajamento das pessoas com a empresa e com os demais;
  • atração de bons profissionais;
  • redução da saída de colaboradores;
  • aumento da produtividade;
  • maior eficiência nos processos e nas tarefas;
  • aumento na rentabilidade;
  • melhora no clima organizacional.

A principal desvantagem de oferecer benefícios diferentes dos tradicionais é disponibilizar algo que não seja compatível com o perfil dos colaboradores da empresa. Por isso antes de implantar qualquer política de remuneração é preciso que seja realizado um planejamento estratégico.

Nesse documento deve constar quais são os benefícios mais desejados pelos colaboradores descobertos por meio de uma pesquisa interna bem como as métricas mais adequadas para avaliar a eficácia da oferta dos benefícios de acordo com os objetivos organizacionais.

Além disso, as políticas de utilização, caso a oferta dos benefícios seja flexível também devem ser planejadas. Ou seja, o colaborador escolhe qual benefício ele deseja obter com base em uma carteira de benefícios disponibilizados pela empresa.

Quais são os benefícios mais desejados pelos colaboradores

A seguir, apresentamos os principais benefícios oferecidos pelas organizações de acordo com os profissionais. Essa lista de benefícios atrativos foi definida com base em uma pesquisa online realizada pela Catho, uma empresa de classificados online de empregos.

Assistência médica

O sistema público de saúde não consegue mais atender com qualidade a alta demanda de pacientes. Pensando nisso, algumas empresas têm oferecido assistência médica para os colaboradores. A pesquisa revelou que 74,6% dos entrevistados consideram a assistência médica como o benefício mais importante.

Além de deixá-los mais tranquilos e seguros em relação à sua própria saúde e à de seus familiares, o acesso a tratamentos diminui a taxa de faltas e atrasos no ambiente de trabalho.

Participação nos lucros

Outra maneira de conquistar o público interno e aumentar a sua produtividade é por meio da participação nos lucros. Cerca de 57,2% preferem ter uma participação nos lucros de sua empresa. Esse benefício consiste em recompensar os colaboradores pelos resultados obtidos.

Para implantar esse programa, a empresa pode estabelecer uma meta que deve ser alcançada ao final do ano. Se essa meta for atingida, os colaboradores ganham uma porcentagem em cima desse lucro. A criação de metas pode ser individual ou em grupo.

Vale-alimentação

Esse benefício concede ao colaborador um determinado valor mensal para a compra de produtos de gênero alimentício nos supermercados, açougues e padarias. Ele é um substituto das cestas básicas e dá ao colaborador um aumento no poder de compra.

Mais de 52% dos entrevistados preferem receber esse benefício. Cabe lembrar que o vale-alimentação também beneficia a família do próprio profissional ao diminuir os gastos com as compras mensais.

Vale-transporte

É um benefício destinado para os gastos com o deslocamento da residência do colaborador até o seu local de trabalho ou o inverso também. O vale-transporte deverá ser antecipado antes que a despesa ocorra e não poderá ser em dinheiro.

O vale-transporte tornou-se um benefício obrigatório para a empresa que pode aplicar um desconto sobre o salário-base do colaborador, respeitando o limite fixado por lei. Mas só vale para quem utiliza o transporte público coletivo. Ele é considerado importante para cerca de 42% dos entrevistados.

Vale-refeição

O vale-refeição tem uma finalidade diferente do vale-alimentação. Ele é destinado exclusivamente para a compra de refeições ou lanches durante a jornada do trabalhador. Ele é aceito em lanchonetes, restaurantes e similares.

O estudo revela que 50,7% dos brasileiros gostam desse benefício. Ele garante a comodidade e a qualidade nas refeições diárias dos profissionais, principalmente para aqueles que moram muito longe do trabalho ou tem pouco tempo no descanso intrajornada.

Bonificação por desempenho

É um benefício conquistado por meio do cumprimento de metas previamente estabelecidas. O valor monetário é definido com base em uma porcentagem do salário anual. Esse tipo de benefício pode ser aplicado com base no desempenho individual ou em grupo.

Entre os entrevistados, 45,6% preferem receber uma remuneração pelo seu desempenho. Esse benefício aumenta o engajamento dos colaboradores e, com isso, eles se tornam mais fiéis à empresa.

Além de mostrar como uma boa oportunidade para estimular os colaboradores no atingimento dos objetivos organizacionais.

Seguro de vida

O estudo mostra que 32,1 % das pessoas consideram o seguro de vida como um dos benefícios mais importantes. Esse benefício é uma maneira de garantir a segurança do colaborador e de sua família. A vantagem do seguro de vida é que ele não é apenas utilizado em caso de morte.

Ele oferece assistência médica em casos de emergência e arca com as despesas odontológicas provocadas por acidentes. Quando o colaborador não puder exercer suas atividades trabalhistas, terá direito a indenizações no período em que estiver afastado.

Em casos de doenças, o segurado também poderá antecipar o valor da indenização. Caso o segurado faleça, o seguro garante assistência funerária.

As empresas precisam contar com pessoas mais motivadas e satisfeitas com o seu ambiente de trabalho e com o que ele pode proporcionar. Sendo assim, a concessão dos benefícios mais desejados pelos colaboradores é a opção mais atrativa.

Desse modo, podemos perceber que oferecer benefícios não deve ser visto como um gasto para as empresas. Mas, sim, um investimento em seus ativos mais valiosos – os colaboradores. Afinal, são eles os responsáveis pelo atingimento das metas e a obtenção da rentabilidade da empresa.

Precisa de ajuda para realizar um planejamento eficiente na concessão dos benefícios mais desejados pelos colaboradores? Então entre em contato com a gente.

Comentários