Blog da

Benefícios para funcionários: como utilizá-los para reter talentos

Uma empresa que mantém seus colaboradores motivados, tende a sofrer menos com a rotatividade e a ter um pessoal que trabalha com mais vontade, se envolve mais com a empresa e convive muito melhor em equipe. Uma forma de deixar seus funcionários satisfeitos com a empresa e reter talentos é oferecer benefícios que realmente lhes agradem, indo além do básico como assistência médica e auxílio-alimentação, por exemplo. É preciso inovar nos benefícios para funcionários, por isso, confira algumas opções que podem deixar seus colaboradores muito mais felizes com a sua empresa!

Licença maternidade estendida

Esse é um excelente benefício para se implantar em empresas que têm muitas mulheres como colaboradoras. Apesar de a licença maternidade ser um benefício garantido por lei, seis meses para algumas mamães pode ser pouco. Por isso, oferecer um tempinho a mais para elas passarem com seus bebês antes de voltarem ao trabalho, pode motivá-las a retornar mais animadas com a empresa.

No Grupo Virgin e na Netflix, ambas as empresas americanas, as mamães podem tirar licenças de até um ano e continuar recebendo seu salário normalmente. Além disso, a Netflix permite aos funcionários que retornem ao trabalho em meio período, período integral ou voltar para o trabalho e se afastar conforme as necessidades.

Descontos para compras na empresa

Oferecer bons descontos para os funcionários sobre os produtos que eles compram na empresa é uma boa forma de agradar aos funcionários. Empresas como a Whirlpool — que produz toda a linha de eletrodomésticos da Consul — e a Britânia oferecem esses descontos especiais para funcionários.

Berçário e creche na própria empresa

Hoje em dia, muitas empresas que oferecem o auxílio creche, para que os pais tenham onde deixar seus filhos enquanto trabalham. O problema é que a maioria das creches é de meio período, mas seus funcionários não trabalham apenas meio período, certo? A solução que as empresas Embraco e a Unilever encontraram para ajudar seus colaboradores, principalmente as mulheres com filhos de 0 a 2 anos, foi dispor de berçário e creche na própria sede da empresa.

A Embraco ainda permite que as mães com filhos no berçário entrem 30 minutos mais tarde para amamentar, tenham tempo para amamentar novamente no almoço e saiam 20 minutos mais cedo do expediente para amamentar mais uma vez antes de irem para casa. Segundo a empresa, isso contribui e muito não só para as colaboradoras, mas também para a companhia já que as mulheres tendem a trabalhar muito melhor por não estarem tão preocupadas com seus filhos, sem saber como eles estão.

Eventos temáticos, torneios internos e celebrações

Uma ótima maneira de deixar seus colaboradores contentes com a empresa e aumentar a proximidade entre as equipes de trabalho é criar oportunidades para que todos tenham um tempo divertido juntos. Criar eventos temáticos onde os colaboradores possam interagir uns com os outros, promover torneios de futebol e outros esportes pode ajudá-los a trabalhar melhor em equipe. Celebrar os ganhos da empresa junto dos funcionários pode fazer com que eles se sintam muito mais envolvidos e contentes com a empresa!

Sala de lazer na empresa

A Google e a sede do Facebook são famosas justo pela comodidade que oferecem aos seus funcionários, como a sala de lazer, por exemplo. Na Google, por exemplo, os colaboradores dispõem de uma sala com mesa de sinuca, videogame e outros jogos para aliviarem a mente quando estiverem sobrecarregados. Apesar de os funcionários perderem um tempinho ou outro de trabalho, isso compensado com uma produtividade muito maior, já que eles voltam aliviados e até mesmo com novas ideias, após estes períodos de descanso!

Viu como os benefícios para funcionários são importante para diminuir a taxa de rotatividade dos funcionários? Quer saber mais sobre o assunto? Leia o artigo: 3 dicas para diminuir o turnover da sua empresa.

Comentários