Blog da

Conheça 5 dicas para motivar seus colaboradores

Qualquer gestor em sã consciência sabe muito bem que uma equipe desmotivada pode ser a causa de problemas graves para sua organização.

Se a queda de produtividade é o principal deles, não podemos nos esquece

Qualquer gestor em sã consciência sabe muito bem que uma equipe desmotivada pode ser a causa de problemas graves para sua organização. Se a queda de produtividade é o principal deles, não podemos nos esquecer de que colaboradores desmotivados também costumam aumentar o turn-over e dificultar o recrutamento de novos talentos. Por isso, vale a pena descobrir boas estratégias de recursos humanos para despertar o melhor que sua equipe tem a oferecer. E pensando nisso, fizemos este post para que você conheça conheça 5 dicas de RH para motivar seus colaboradores, trazendo benefícios incríveis na empresa como um todo. Quer saber mais? Então acompanhe:

Compartilhe os objetivos

Em algumas empresas, parece que os colaboradores possuem objetivos diferentes ou até mesmo contrários aos de seus líderes. Por isso, uma das primeiras dicas de motivação em qualquer lista do gênero é deixar bem claro que o que é bom para o negócio também é bom para o funcionário. Para fazer isso, sua empresa precisa não somente deixar evidente missão, visão, valores e objetivos estratégicos do negócio, mas também estabelecer mecanismos de remuneração variável que premiem funcionários e equipes quando eles contribuem para o alcance das metas. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais responsáveis por suas tarefas e, consequentemente, mais motivados a concluí-las com sucesso.

Dê autonomia à equipe

Poucas pessoas são capazes de se sentirem motivadas em um ambiente em que sua opinião não é valorizada e apenas recebem ordens. Por isso, outra excelente dica para motivar os colaboradores é dar poder de decisão a eles, delegando responsabilidades e garantindo espaço para que eles escolham diferentes caminhos. É claro que algumas decisões devem obrigatoriamente envolver a gestão, mas evitar a ‘microgestão’ pode ser a  garantia de que a equipe se sentirá mais responsável por suas ações e, conduzindo a tarefas mais engajadas e bem desempenhadas.

Abaixo a cultura do medo

Os funcionários que são autorizados a pensar, experimentar e propor novas formas de uma empresa fazer negócios, estão sempre em busca de inovações. Por isso, outra dica é encorajar a tomada de riscos pelos colaboradores, evitando a cultura do medo em que tudo que foge ao padrão é punido. Ainda que erros, falhas e ideias ruins sejam inevitáveis nesse processo, as boas propostas devem ser sempre avaliadas, acolhidas e reconhecidas pela direção.

Mostre que você se importa

Quando um colaborador se sente valorizado pela empresa em que trabalha, isso eleva sua autoestima e aprimora sua percepção sobre o empregador. Uma boa forma de fazer isso é oferecendo benefícios ou ajuda de custo para os empregados, não somente para cursos relacionadas à sua área de atuação, mas também para estimular o aprendizado de finanças pessoas, saúde e qualidade de vida e até mesmo hobbies e atividades pessoais.

Reconheça e premie

Qualquer empresa possui inúmeras formas de reconhecer os funcionários pelos serviços que prestam diariamente. Alguns exemplos de marcos que podem e devem ser premiados com eventos públicos, troféus, medalhas e certificados, é o tempo de serviço, aposentadoria, trabalho seguro, absenteísmo, satisfação do cliente, entre outros.

Ainda que essas medidas possam gerar alguma despesa adicional para o negócio, uma pesquisa realizada pela Workplace Reseach Foundation mostra que um aumento de 10% nos investimentos para aumentar o engajamento dos colaboradores pode elevar os lucros em até 2,4 mil dólares por funcionário anualmente!

Esse número por si só já basta para provar que, sem funcionários motivados, sua empresa será nada mais que um conjunto vazio de processos, projetos e ferramentas, totalmente incapazes de atingir aos objetivos estabelecidos.E você? Acredita que essas iniciativas podem realmente motivar seus colaboradores em suas tarefas do dia a dia? Deixe seu comentário e participe da conversa!
r de que colaboradores desmotivados também costumam aumentar o turn-over e dificultar o recrutamento de novos talentos.

Por isso, vale à pena descobrir boas estratégias de recursos humanos para despertar o melhor que sua equipe tem a oferecer.

Conheça 5 dicas de RH para motivar seus colaboradores:

Compartilhe os objetivos

Em algumas empresas, parece que os colaboradores possuem objetivos diferentes ou até mesmo contrários aos de seus líderes. Por isso, uma das primeiras dicas de motivação em qualquer lista do gênero é deixar bem claro que o que é bom para o negócio também é bom para o funcionário.

Para fazer isso, sua empresa precisa não somente deixar evidentes missão, visão, valores e objetivos estratégicos do negócio, mas também estabelecer mecanismos de remuneração variável que premiem funcionários e equipes quando eles contribuem para o alcance das metas. Dessa forma, os colaboradores se sentirão mais responsáveis por suas tarefas e, consequentemente, mais motivados a conclui-las com sucesso.

Dê poder à equipe

Poucas pessoas são capazes de se sentirem motivadas em um ambiente em que sua opinião não é valorizada e apenas recebem ordens.

Por isso, outra excelente dica para motivar os colaboradores é dar poder de decisão a eles, delegando responsabilidades e garantindo espaço para que eles escolham diferentes caminhos. É claro que algumas decisões devem obrigatoriamente envolver a gestão, mas evitar a ‘microgestão’ pode ser a garantia de que a equipe se sentirá mais responsável por suas ações e, consequentemente, mais engajada nas tarefas.

Abaixo a cultura do medo

Os funcionários que são autorizados a pensar, experimentar e propor novas formas de uma empresa fazer negócios estão sempre em busca de inovações.

Por isso, outra dica é encorajar a tomada de riscos pelos colaboradores, evitando a cultura do medo em que tudo que foge ao padrão é punido. Ainda que erros, falhas e ideias ruins sejam inevitáveis nesse processo, as boas propostas devem ser sempre avaliadas, acolhidas e reconhecidas pela direção.

Mostre que você se importa

Quando um colaborador se sente valorizado pela empresa em que trabalha, isso eleva sua autoestima e aprimora sua percepção sobre o empregador.

Uma boa forma de fazer isso é oferecendo benefícios ou ajuda de custo para os empregados, não somente para cursos relacionadas à sua área de atuação, mas também para estimular o aprendizado de finanças pessoas, saúde e qualidade de vida e até mesmo hobbies e atividades pessoais.

Reconheça e premie

Qualquer empresa possui inúmeras formas de reconhecer os funcionários pelos serviços que prestam diariamente. Alguns exemplos de marcos que podem e devem ser premiados com eventos públicos, troféus, medalhas e certificados são tempo de serviço, aposentadoria, trabalho seguro, absenteísmo, satisfação do cliente, entre outros.

Ainda que essas medidas possam gerar alguma despesa adicional para o negócio, uma pesquisa realizada pela Workplace Reseach Foundation mostra que um aumento de 10% nos investimentos para aumentar o engajamento dos colaboradores pode elevar os lucros em até 2,4 mil dólares por funcionário anualmente!

Esse número por si só já basta para provar que, sem funcionários motivados, sua empresa será nada mais que um conjunto vazio de processos, projetos e ferramentas, totalmente incapazes de atingir aos objetivos estabelecidos.

E você? Acredita que essas iniciativas podem realmente motivar seus colaboradores em suas tarefas do dia a dia? Deixe sua opinião em nossa seção de comentários!

Comentários