Blog da

Como a gestão de benefícios ajuda o RH a ser mais estratégico?

Fala-se muito da necessidade de um RH mais estratégico, mas o que isso quer dizer na prática? A ideia é de que a área de recursos humanos esteja cada vez mais preparada para facilitar e agilizar os processos de gestão de pessoas, oferecendo alternativas para que a equipe esteja sempre motivada, e assim consiga aumentar a produtividade da empresa.

Uma missão que nem sempre é fácil, pois muitas vezes o RH fica perdido em sua própria rotina administrativa, sem tempo para pensar em metas do negócio e na satisfação dos colaboradores. Felizmente, existem algumas alternativas, como por exemplo, a gestão de benefícios, que podem ajudar o RH a ser mais estratégico. Quer saber como? Então descubra a seguir.

Cartões de benefícios: melhorando processos e o relacionamento

Alimentação, refeição, convênio, viagem, cultura, premiação, presente, natal são alguns dos benefícios concedidos aos colaboradores por muitas empresas como forma de valorizar cada membro da equipe. Já imaginou sua área de recursos humanos precisando implementar todos esses benefícios, um por um para toda a empresa? Com os cartões de benefícios o RH não precisa mais dedicar tanto tempo e energia para administrar esses processos.

Com o uso de soluções cada vez mais adaptáveis e customizáveis às necessidades de cada negócio, os cartões de benefício vão facilitar o dia a dia do RH, pois eles são gerenciados por ferramentas online, reduzindo custos operacionais e simplificando as rotinas administrativas. Com isso, a área de recursos humanos pode se dedicar a sua missão de criar estratégias para o melhor relacionamento possível entre colaboradores e empresa e o bem estar comum.

Outra vantagem da gestão de benefícios é que ela contribui também para a economia de tributos a serem pagos e também com os custos de cotação dos benefícios a serem concedidos, como no caso de cestas mensais e de natal. No caso do cartão alimentação, há ainda os incentivos fiscais do Programa de Alimentação do Trabalhador, o PAT. Sem contar na comodidade que esses cartões trazem aos colaboradores que têm ainda um ganho real de salário.

Ferramentas de avaliação e desenvolvimento

As ferramentas de avaliação e desempenho também são instrumentos que contribuem para a boa gestão da área de recursos humanos, além de oferecer à empresa informações necessárias para uma melhor produtividade e competitividade. Uma das vantagens das ferramentas de avaliação e desempenho é que elas podem ser utilizadas tanto para avaliar os resultados de um único funcionário quanto de toda a equipe, em períodos e áreas específicas de acordo com a necessidade. Essas ferramentas ajudam o RH a conhecer os potenciais e pontos a melhorar em cada áreas/funcionário e também ajuda a pensar em alternativas necessárias para melhorar a gestão dessas pessoas.

O uso da tecnologia na gestão de pessoas

A tecnologia é outro aspecto que tem se tornado cada vez mais relevante na construção de um RH mais estratégico. Com a tecnologia, é possível automatizar os processos do dia a dia da área, como consultas aos benefícios, salários, folgas, além da gestão de competências e desempenho de cada funcionário. Ela também facilita a comunicação e a interação da área de recursos humanos com os gestores e líderes.

Com o auxílio da tecnologia, as gestões operacionais do RH ficam melhor organizadas fazem com que seja possível a análise de ações a a elaboração de estratégicas para a melhoria dos processos e do relacionamento interpessoal da empresa. Por isso também que as redes sociais têm sido utilizadas cada vez mais pelas equipes de gestão de pessoas. Por meio de blogs e grupos de discussão, o RH consegue obter informações que ajudam a entender a satisfação dos colaboradores e o feedbacks sobre ações desenvolvidas.

E então? Vai ficar de fora das vantagens de um RH mais estratégico graças à gestão de benefícios, ferramentas de avaliação e do uso da tecnologia? Coloque esses processos em prática e aproveite os resultados! Se ainda houver dúvidas, deixe seu comentário e participe da conversa.

Comentários