Blog da

5 dicas para atrair e reter talentos na sua empresa

Atração e retenção de talentos é uma preocupação que vem ganhando cada vez mais espaço dentro das empresas. Porém, antes de qualquer outra coisa, é importante entendermos o que é um talento para a organização.

Talento é alguém acima da média. Então, de forma bem simples, se nove dos seus colaboradores vendem cem mil por mês e um vende duzentos mil, este é um talento.

Atrair e reter talentos é meta para muitas empresas, visto que eles multiplicam as chances de sucesso de qualquer empreendimento. Contudo, como fazer isso? Continue lendo nosso post e descubra o que separamos especialmente para você!

Invista na imagem interna da sua empresa

Do mesmo modo que uma boa marca aumenta as chances de conseguir novos clientes por meio do marketing bem planejado, também otimiza a possibilidade de atrair e reter gente talentosa para trabalhar nela.

Hoje, inclusive, muitos empreendedores se utilizam do endobranding _ ferramenta cujo objetivo é desenvolver a imagem institucional com foco em seu público interno _ para conquistar e manter relacionamento com os melhores profissionais do mercado.

Crie um propósito inspirador

O objetivo da sua empresa deve transcender sua estrutura física, beneficiando seus clientes, parceiros e a sociedade de modo geral.

É por isso que a missão da Coca-cola não é apenas vender refrigerante, é refrescar o mundo em corpo, mente e espírito. Outro exemplo: a Sadia não vende apenas peito de frango, ela busca alimentar seus clientes com produtos saborosos e saudáveis (perceba que os propósitos vão muito além da venda de um produto).

Ofereça benefícios reais

Mais do que oferecer um bom salário, é preciso oferecer benefícios que tenham valor para seus colaboradores. Isso contribui para reter talentos e deixá-los mais felizes e contentes (cá entre nós, somos ótimos nisso!).

Dentre os principais benefícios, podemos destacar aqueles que servem como uma remuneração indireta (cartão alimentação, cartão refeição, auxílio creche, etc.), planos de saúde, premiações e participação nos lucros.

Aprenda a dar feedback e recompensar contribuições

Dar feedback ou retorno é mostrar que está de olho no trabalho do colaborador, e que reconhece sua importância para a empresa. Este feedback pode ser positivo ou negativo, mas sempre deve ter em vista o aprimoramento do próprio profissional.

Além disso, é importante que algumas vezes o reconhecimento esteja acompanhado de uma recompensa. Nem sempre é preciso pagar algo a mais, pois existem formas criativas e de baixo custo para recompensar seus colaboradores. Que tal pagar uma pizza quando sua equipe alcançar suas metas, por exemplo?

Ofereça a possibilidade de crescimento

Gente talentosa quer crescer, isso é indiscutível. Se não for dentro da sua empresa, então será fora dela. Por isso é sempre bom se pensar em planos de promoção na carreira, oferecendo ao seu colaborador uma visão de onde ele pode chegar.

Empresas como o Google, gigante da tecnologia, investem neste tipo de estratégia. Atualmente ela possui um projeto chamado Area 120, onde o Google se coloca como parceiro e investidor nas ideias dos seus melhores colaboradores, possibilitando seu crescimento e, consequentemente, retendo seus talentos.

Agora que já conhece as melhores dicas para atrair e reter talentos, fica muito mais fácil de aplica-las no dia a dia do seu negócio. São dicas simples e que podem ser implementadas mesmo sem o auxilio de um consultor, basta vontade e determinação.

E então, gostou do nosso conteúdo? Quer mais? Fácil, é só assinar nossa newsletter para receber dicas, materiais e novidades incríveis diretamente em seu e-mail.

Comentários