Blog da

Soluções de RH: saiba como manter sua equipe de vendas motivada

Sua equipe anda um pouco improdutiva, está acomodada ou não tem obtido as metas que você traçou em seu planejamento corporativo? A equipe de vendas é o termômetro da empresa. Se ela está produtiva e motivada, suas vendas deslancham e até superam as previsões.

A motivação é o primeiro passo para enxergar a equipe em seus aspectos mais humanos, fazendo com que ocorra a transformação das falhas em pontos fortes. E o que tem acontecido com o seu time? Temos aqui algumas possíveis soluções para investir no capital humano, desenvolvendo motivação e, principalmente, os resultados de sucesso. Quer saber quais são? Leia nosso post sobre soluções de RH até o final.

Invista em qualidade de vida

O colaborador deve ter o foco em sua função para realizá-la com sucesso. Entretanto, sabemos que antes de ser um número em uma grande corporação ele possui necessidades, sonhos e expectativas.

A qualidade de vida no trabalho deve ser algo essencial na equipe de vendas. Além de oferecer um ambiente harmonioso, os objetivos devem ser claramente apontados. Se ocorrer muito mais do que esperado, a recompensa deve existir e, principalmente, ser algo palpável — como bonificações em dinheiro, bolsas de estudo, vale-cultura, vale-refeição, voucher em descontos em produtos.

Disponibilize bons treinamentos

O treinamento apropriado refletirá no desenvolvimento do capital humano. Se os seus treinamentos têm bons planejamentos e abrangem pontos que devem ser explorados para o sucesso do grupo, este, por sua vez, estará garantido. Elaborar materiais de fácil manuseio e com informações claras e objetivas traz conhecimento válido, que será utilizado na prática.

Procure trazer eventualmente atrações que sejam do agrado da maioria ou de todos, como, por exemplo, um vendedor de sucesso de filial ou até mesmo um gestor que compartilhará suas vivências e resultados positivos, que podem ser válidos para a equipe que está sendo treinada.

Fortaleça a comunicação interna

Muitos problemas são recorrentes, devido à falta de comunicação ou ao modo errado de se fazer entender para um grande grupo. Gestores e líderes devem ser pessoas abertas e claras, que estão ali para executar as soluções e novas ideias para o desenvolvimento pessoal, do coletivo e da corporação.

Com mais fácil comunicação estabelecida, pontos falhos e conflitos deixam de acontecer. Uma boa prática que pode ser abraçada é a da “caixa de ideias e sugestões”, localizada em alguns pontos da empresa; com papel e caneta, o colaborador pode opinar em algo que acha pertinente ao grupo ou dar novas ideias para que as vendas aconteçam de maneira acelerada, todos os dias do ano, ou mesmo para aperfeiçoar a qualidade de vida no trabalho.

Elogie e celebre os resultados

Não basta pendurar na parede uma foto do funcionário do mês ou oferecer uma pequena bonificação no salário mensal aos colaboradores que mais se destacaram. O reconhecimento ocorre em participações nos treinamentos, nas opiniões compartilhadas e na união que deve ser estabelecida na equipe.

O elogio também deve ser feito, sempre publicamente, caso a equipe fracasse nos resultados que deveriam ser mais satisfatórios. Abalize os pontos positivos de cada um e do grupo. O enaltecimento serve de incentivo para alcançar os objetivos nos próximos períodos e vendas.

Jamais puna a sua equipe, o que soa de maneira extremamente negativa. O time humanizado é consciente de suas falhas e busca melhorar continuamente. Por isso, os colaborares devem ser estimulados também a propor soluções para as melhorias, juntamente com o gestor, que possui conhecimento para administrar bem os erros. A equipe se fortalecerá, e os bons resultados virão.

O que você tem feito para manter sua equipe de vendas motivada? Que soluções de RH tem adotado? Conte suas ideias para a gente. Se você quiser saber mais sobre a gestão de pessoas e outros assuntos, assine a nossa newsletter e fique por dentro de novidades em seu e-mail!

Comentários