Blog da

Veja 4 motivos para oferecer vale-alimentação aos colaboradores

A alimentação é responsável direta pelo bom desempenho do corpo e da mente. Ao adotar hábitos saudáveis, o indivíduo consegue não só ter mais qualidade de vida, mas também ser mais produtivo, melhorar as suas funções cerebrais e ter um melhor desempenho em todas as atividades que se propõe a realizar. Uma empresa que adota o vale-alimentação, por exemplo, como um dos benefícios oferecidos, obtém uma série de vantagens.

Pensando nisso, trouxemos neste artigo uma lista com os principais motivos para oferecer o cartão alimentação aos colaboradores. Continue a leitura e descubra o que a sua empresa pode ganhar!

1. Motivar os colaboradores

A motivação dos colaboradores envolve uma série de fatores como reconhecimento, recompensa e um clima organizacional de qualidade. Focando na questão da recompensa, os trabalhadores de uma organização tendem a ser retidos a partir do momento em que a companhia trabalha não só para oferecer qualidade de vida a eles, mas também aos seus familiares.

O vale-alimentação é um dos benefícios mais proveitosos nesse sentido. Isso porque o colaborador tende a valorizar mais o seu trabalho, pois recebe um estímulo externo da empresa.

2. Reter talentos

A retenção de talentos é impactada diretamente pelos benefícios oferecidos pela empresa. Bons colaboradores não são fáceis de serem encontrados no mercado, o que gera uma competição entre as organizações por recrutá-los.

Consequentemente, eles tendem a preferir as organizações que lhes oferecem melhor reconhecimento, o que não só inclui salários justos, mas também uma cesta de benefícios que o ajude a ter mais qualidade de vida em seu cotidiano.

Como o vale-alimentação pode ser usado também pela família, ele tende a valorizar ainda mais o seu cargo dentro da organização, diminuindo as chances de deixá-la.

3. Aumentar a produtividade

Profissionais motivados e saudáveis tendem a produzir mais. Logo, a empresa que oferece o vale-alimentação tende a obter essa vantagem assim que incorpora esse benefício.

O sentimento de valorização e reconhecimento faz com que o colaborador queira tornar o ambiente ainda mais propício para que outros benefícios sejam acrescentados ao seu cotidiano.

4. Reduzir custos e trazer uma logística mais simples por meio do vale-alimentação

O vale-alimentação por ter um caráter indenizatório não tem incidência de impostos. Se a empresa está inscrita no PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador) ela ainda consegue deduzir uma porcentagem no valor do imposto de renda, o que gera uma redução de custos.

Além desse incentivo fiscal, o vale-alimentação tem uma logística mais simples, por ser oferecido por meio de um cartão. Assim, o colaborador tem mais liberdade para fazer as compras dos insumos que acredita serem mais adequados, trazendo facilidade e conveniência para o dia a dia.

O oferecimento do vale-alimentação agrega benefícios tanto para os colaboradores quanto para a empresa. Aliás, as organizações que optam por esse investimento tendem a ter resultados melhores no quesito lucratividade e competitividade, visto que os colaboradores são os principais responsáveis por eles.

E então, gostou do nosso artigo? Está pensando em oferecer esse benefício na sua empresa? Quer saber mais sobre o assunto para embasar as suas escolhas? Assine a nossa newsletter!