Blog da

Soluções em RH: como treinar sua equipe de vendas

Soluções em RH: como treinar sua equipe de vendas

Os melhores vendedores nem sempre são os locutores mais eloquentes, mas certamente são os ouvintes mais cuidadosos. Em vez de tentar ser mais esperto que o cliente, um vendedor eficaz ouve com atenção às suas necessidades para realmente tentar ajudá-lo. No entanto, como acontece com qualquer profissional, até os mais bem sucedidos vendedores precisam aprimorar suas habilidades através de um treinamento consistente.

Caso você ainda não saiba como trabalhar nesse sentido, aqui estão algumas dicas para treinar e obter o melhor de sua equipe de vendas:

1. Use e-learning para aperfeiçoamentos

É desnecessário dizer que sua equipe de vendas precisa saber todas as características e vantagens do seu produto ou até mesmo os melhores vendedores ficarão com péssimas métricas de fechamento de negócios. Os vendedores precisam conhecer os mínimos detalhes dos seus produtos e serviços para demonstrar confiança ao vender. Com um treinamento eficiente, eles podem identificar as questões de cada cliente e entender especificidades dos produtos para apresentá-los como a solução perfeita.

Quando não é possível reunir toda a sua equipe para um treinamento, o e-learning é uma boa ferramenta para completar essa lacuna. O e-learning (“aprendizado eletrônico”) permite que as equipes aprimorem o conhecimento sobre vendas no tempo em que eles têm disponível, seja em casa, no trânsito ou até mesmo durante uma viagem. Como as aulas são em vídeos e módulos on-line, você também pode acompanhar o progresso da equipe em relação aos materiais disponibilizados, bem como medir seu desempenho.

2. Não exagere na intensidade

É normal que os gestores sofram de ansiedade para desenvolver e aprimorar, com rapidez, uma força de vendas altamente competente. Acontece que os vendedores, como qualquer pessoa, não conseguem reter uma quantidade enorme de informações ao mesmo tempo. Portanto, eventos de treinamento sequenciados em muitos dias são, geralmente, um desperdício de dinheiro, uma vez que praticamente metade do conteúdo é esquecido em até cinco semanas.

Overtraining, ou treinamento em excesso, pode ser prejudicial para o talento natural dos vendedores, além de esmagar a sua confiança, pois sobrepõe técnica sobre capacidade. Em vez disso, envie lembretes por e-mail ou incentivos via mensagens. Isso pode estimular hábitos saudáveis. É possível tratar de uma variedade de tópicos para ensinar e inspirar em digestíveis 15 minutos por dia. Incorpore este método para treinar em intervalos facilmente gerenciáveis: isso ​​manterá sua equipe de vendas engajada e irá ajudá-los com novas informações que eles realmente conseguirão reter.

3. Recompense-os por suas metas alcançadas

Os vendedores são movidos por objetivos e recompensas, o que torna um programa de treinamento baseado nas conquistas outra excelente opção. Uma técnica de aperfeiçoamento de vendas tão eficaz quanto é dizer-lhes que eles estão fazendo um bom trabalho quando superarem os seus objetivos em uma determinada missão ou reconhecer o seu desempenho em uma tarefa particularmente difícil.

Elogiar seus funcionários, dividir com eles o sucesso da sua empresa e recompensá-los é sempre uma boa ideia para mantê-los motivados e para fazer dos resultados satisfatórios uma rotina cada vez mais frequente.

4. Avalie e forneça feedback personalizado

A maior parte do desenvolvimento de talentos acontece em campo. Mas é com a análise e com o feedback desses treinamentos que um vendedor cresce. Os supervisores devem enfatizar, ouvir e entender as necessidades do cliente para ajudar os vendedores a não forçar a barra na hora da venda, por exemplo, fornecendo feedback direto em uma situação de real de venda.

Para que um treinamento eficaz aconteça, um líder competente precisa ouvir a equipe de vendas, revisar gravações e analisar o desempenho de cada pessoa para oferecer feedback oportuno e específico. Isso deve, idealmente, acontecer poucas horas depois da experiência, de modo que o feedback seja fresco e que o vendedor possa refletir sobre sua performance.

5. Compartilhe histórias de sucesso

Compartilhar os êxitos instiga uma sensação de grupo unido entre seus vendedores e encoraja-os a trabalhar melhor. Quando um membro da equipe atinge seus objetivos a realização individual deve ser recompensada de modo que todos os outros também sejam contemplados e incentivados a melhorar. Reconhecer um trabalho bem feito proporciona tranquilidade à equipe de vendas, o que por sua vez gera autoconfiança, promove as habilidades naturais, e é revertido em melhores números para a empresa.

Casar formação com educação sobre o produto e treinamentos em campo frequentes, de forma flexível e gerenciável, transformará seus funcionários em ótimos ouvintes e levará a sua equipe de vendas a atingir resultados muito melhores.

Curtiu esse post? Curta nossa página e fique sempre por dentro de dicas como essas!

Comentários