fbpx

Blog da

vale alimentação

Vale alimentação: acabe com as dúvidas sobre o benefício

A política de benefícios vem se tornando cada vez mais um diferencial de mercado, visto que é uma ótima maneira de demonstrar cuidado com os colaboradores, mantendo-os motivados, produtivos e satisfeitos. Assim, a empresa consegue reter os melhores talentos, aumentar sua rentabilidade, expandir sua credibilidade e notoriedade no mercado. Isso se torna ainda melhor quando é um benefício que pode poupar uma quantia significativa do salário dos trabalhadores, como o vale alimentação.

Ele é destinado à compra de gêneros alimentícios para uso próprio ou da sua família, podendo ser utilizado em padarias, açougues, supermercados etc. Contudo, ainda há muitas dúvidas sobre esse tema, tanto por parte dos empregadores como dos colaboradores.

Pensando nisso, elaboramos este conteúdo para que você entenda esse benefício de uma vez por todas. Continue a leitura!

Como é fornecido o vale alimentação?

Na atual era digital, a forma mais fácil e prática de fornecer o vale alimentação é por meio de cartões. Eles funcionam como um cartão de débito, em que a empresa deposita mensalmente o valor correspondente ao benefício e o colaborador pode usá-lo em redes credenciadas pela operadora do cartão.

Associados aos aplicativos disponíveis para smartphones, o cartão de vale alimentação traz muita praticidade e acompanha as tendências do mundo moderno. Isso permite que os usuários consultem o saldo em tempo real, bem como as datas previstas para o depósito, permitindo um melhor planejamento, controle e economia aos trabalhadores.

Ele também pode ser pago em dinheiro, adicionado ao valor dos honorários mensais. Contudo, essa não é a forma mais viável, pois ao ser incorporado ao salário, os encargos fiscais referentes ao valor do benefício são cobrados na folha de pagamento. Isso não acontece com os cartões e, por isso, trazem mais economia para a empresa e mais praticidade para os colaboradores.

Qual a melhor forma de comprar com um cartão de vale alimentação?

Para que o vale alimentação seja realmente eficiente e traga melhorias para a qualidade de vida dos colaboradores, é importante que eles fiquem atentos ao controle de suas finanças. Afinal, não será vantajoso gastar todo o vale nos primeiros dias.

Para isso, pode-se fazer uma média do valor que o benefício permite gastar por dia ou semana e planejar as comprar baseado nisso. É possível que existam variações sobre esse valor, mas é fundamental manter um monitoramento dos gastos.

Além disso, é interessante se informar sobre os estabelecimentos credenciados e quais ficam mais próximos ao percurso rotineiro dos colaboradores, como casa e trabalho. Também é válido fazer uma pesquisa de preços entre as redes para constatar qual é a mais econômica, considerando o trajeto e o preço dos produtos.

Como regulamentar os benefícios aos colaboradores de uma empresa?

É importante ter um regulamento dos benefícios da empresa e repassá-lo de forma clara e objetiva aos colaboradores. Com exceção das organizações com mais de 300 colaboradores, o vale alimentação é voluntário e oferecido de acordo com as políticas de benefício e a disponibilidade financeira da empresa.

Por isso, se o seu negócio oferece esse benefício como forma de zelar pelos colaboradores e ganhar notoriedade no mercado, invista na divulgação dessa informação. Assim, a empresa consegue mostrar a sua preocupação com o capital humano.

Para regulamentar os benefícios, é fundamental analisar os recursos da organização, entender as reais necessidades do público-alvo, identificar o que deverá ser obrigatório de acordo com a estrutura organizacional e, a partir disso, elaborar uma política de benefícios que alinhe as expectativas e esteja dentro da realidade da instituição.

Como saber se uma empresa é credenciada?

A maneira mais eficiente de saber se uma empresa é credenciada é fazendo uma busca no site da operadora do seu cartão de benefício, identificando quais são os estabelecimentos que aceitam o cartão, bem como a sua localização. Dessa forma, é possível optar pelo mais próximo ou mais cômodo de acordo com as suas necessidades.

Com o avanço da tecnologia, muitas operadoras de cartão disponibilizam, também, aplicativos para smartphones. Eles podem ser baixados gratuitamente, permitindo consulta de saldo e acesso à rede de estabelecimentos cadastrados de qualquer lugar e a qualquer momento.

Como indicar uma empresa para ser da rede credenciada?

O processo para indicar aquele estabelecimento de sua preferência para fazer parte da rede credenciada da sua operadora de cartão é bem simples. O site da operadora geralmente disponibiliza um formulário para preenchimento com dados da empresa, como nome, CNPJ, contatos etc. Com esses dados preenchidos, a operadora do seu cartão de vale alimentação entra em contato com a organização e apresenta a ela os benefícios de se credenciar.

Qual a diferença para o vale refeição?

Apesar de terem o mesmo objetivo — oferecer um crédito destinado à alimentação do trabalhador — o vale alimentação e o vale refeição são benefícios diferentes. O primeiro é proposto para compras de produtos de gênero alimentício em estado natural, ou seja, o colaborador pode comprar ingredientes, mantimentos, insumos etc.

Por outro lado, o vale refeição é um benefício que permite que os colaboradores comprem refeições prontas, como almoços, jantares etc. Ele pode ser usado para o lazer do trabalhador, enquanto o vale alimentação está voltado para as necessidades básicas do colaborador e de sua família.

Quais os benefícios do vale alimentação?

Os benefícios do vale alimentação são muitos, tanto para os colaboradores como para a empresa. Com ele, a empresa consegue atrair e reter os melhores talentos, diminuir o índice de turnover, promover melhorias na gestão, aumentar a rentabilidade dos negócios e economizar com impostos, já que o seu uso isenta a organização do pagamento de encargos sociais e proporciona abatimento na ordem de 4% no IRPJ a ser pago.

Como visto, o vale alimentação traz muitas melhorias para a qualidade de vida dos colaboradores e para a empresa, que consegue se destacar no mercado competitivo. Com ele, todos saem ganhando! Agora que você sabe tudo sobre esse benefício, não perca mais tempo, implante já no seu negócio e conquiste uma posição de destaque no mercado, bem como a satisfação dos seus colaboradores.

Entre em contato conosco e conheça nossas soluções em política de benefícios, e prepare sua empresa para estar um passo à frente da concorrência!

Comentários