Blog da

Como implementar um sistema de recompensas na empresa?

A intensa globalização, acompanhada de uma grande competitividade no mercado trabalhista, alterou a forma como as empresas se relacionam com os seus colaboradores.

Diante dessa nova relação de trabalho, novos sistemas de recompensas surgiram para atrair os profissionais capacitados e reter os talentos.

O sistema de recompensas é uma maneira de reconhecer a importância dos profissionais para o resultado da organização.

Com as novas políticas de recursos humanos quanto à recompensação, os atuais sistemas são mais justos, equitativos e de acordo com o valor do colaborador para a organização.

Vamos entender melhor o que é um sistema de recompensas, quais são as vantagens para o seu negócio e como implantá-lo em sua empresa. Boa leitura!

O que é um sistema de recompensas?

O sistema de recompensas consiste em implantar instrumentos alinhados aos objetivos da empresa que oferecem diferentes formas de recompensar os colaboradores pelos resultados gerados na empresa por meio de seu desempenho profissional.

Destinam-se a reforçar a motivação e a produtividade de cada membro da empresa, além de alinhar as atitudes e o comportamento de acordo com os objetivos organizacionais.

No entanto, principalmente, visa a mostrar ao colaborador a sua importância para a organização.

As recompensas podem ser classificadas em dois tipos:

Recompensas intrínsecas

As recompensas intrínsecas geram maior aproximação afetiva entre os colaboradores e a empresa, pois está relacionada aos sentimentos.

É manifestada por meio de sentimento de conquista, realização, responsabilidade e desenvolvimento pessoal e profissional.

Pode ser implantada com programas de colaborador do mês que conferem reconhecimento, seja por parte do superior, seja por parte dos colegas de trabalho, ou, então, por meio de uma política de progressão de carreira que abre possibilidades para o crescimento profissional.

Recompensas extrínsecas

Já esse tipo associa o nível de recompensas com o nível de desempenho de cada colaborador, ou seja, ganha-se por produtividade, resultados mensuráveis ou por tempo de trabalho na empresa, por exemplo.

Também estão inclusos os benefícios, como seguro de vida, plano de saúde, subsídio de doença e viagens.

As recompensas extrínsecas podem ser oferecidas em grupos para estimular a importância da união na realização de uma tarefa.

É a melhor forma de estimular a adoção de comportamentos desejáveis pela empresa de modo que estejam alinhados aos objetivos do negócio.

Por que implantar um sistema de recompensas?

Afinal, por que minha empresa deve implantar um sistema de recompensas? Para responder essa pergunta, apresentaremos as suas principais vantagens:

Aumento nas vendas

Os colaboradores estarão mais motivados a realizar as suas tarefas, bem como a obter melhores resultados, quando sabem que serão recompensados de acordo com o desempenho.

Por exemplo, quanto mais venderem, mais recompensas intrínsecas e extrínsecas receberão.

Atração de profissionais qualificados

Antes de um profissional ingressar em uma organização, o primeiro fator que atrai a sua atenção é a composição da remuneração — salário e benefícios — e as demais recompensas que poderá obter ao ingressar na empresa.

Portanto, um sistema como esse será fator determinante para atrair bons profissionais.

Retenção de talentos

Não basta apenas atrair os profissionais mais qualificados. A empresa também precisa retê-los.

Além de oferecer recompensas temporárias, como viagens e bônus, a organização também deve oferecer recompensas de longo prazo, como progressão de carreira de acordo com o desempenho profissional.

Aumento da produtividade

Quando um colaborador enxerga uma possibilidade de crescer no âmbito pessoal e profissional, independentemente do cargo que ocupe, buscará apresentar os melhores resultados, bem como maneiras mais eficazes de realizar a tarefa, o que contribuirá para o aumento de sua produtividade.

Reforço da cultura organizacional

Para o atingimento das metas, os colaboradores devem adotar atitudes e comportamentos desejáveis para o atingimento dos objetivos organizacionais.

Dessa forma, eles alinham e canalizam determinadas atitudes e comportamentos de acordo com a cultura da empresa.

Como implantar um sistema de recompensas?

Confira, a seguir, algumas dicas de como elaborar e implantar um sistema de recompensas que estimule e motive os colaboradores no atingimento das metas.

Verifique as necessidades dos colaboradores

Realize uma pesquisa de opinião dentro da empresa para saber se os benefícios atualmente satisfazem suas necessidades e desejos e quais gostariam que fossem disponibilizados.

As recompensas devem atender as necessidades básicas dos colaboradores — estilo de vida e condição familiar — para que se sintam motivados a atingir as metas.

Analise o orçamento disponível

A empresa deve avaliar a real situação financeira para não ultrapassar os limites orçamentários com o excesso de recompensas ou, até mesmo, recompensas desnecessárias, além de analisar qual a possibilidade de manter aquelas de longo prazo, como assistência médica, subsídios para estudos e prêmio de antiguidade.

Defina as recompensas e os benefícios oferecidos

Com base no perfil dos colaboradores e no orçamento disponível, você definirá as recompensas e os benefícios a serem ofertados.

Eles também devem estar de acordo com a política e os objetivos da empresa.

Por exemplo, se o intuito for aumentar as vendas, o interessante é oferecer uma comissão ou um prêmio de dedicação ao atingir a meta estabelecida.

Estabeleça as metas a serem alcançadas

Defina as metas de acordo com os cargos, seus níveis na estrutura hierárquica e os tipos de recompensas. É muito importante que as metas sejam concretas e alcançáveis para que funcionem e não venham a frustrar os colaboradores.

Feche parcerias com outras empresas

Faça contatos para estabelecer parcerias e orçar convênios. Essa prática aumenta as possibilidades de oferecer diversos benefícios para os seus colaboradores.

Além disso, permite uma redução de gastos, ao contar com a ajuda de uma empresa especializada no assunto para mostrar os benefícios mais vantajosos para o perfil do negócio.

Comunique-se com os colaboradores

As regras e as metas devem estar bem definidas e a comunicação com os colaboradores deve ser transparente, simples e de fácil compreensão por parte de todos.

Só assim, será possível garantir o sucesso da implantação de um sistema de recompensas.

Cumpra com o combinado

Para manter o funcionamento do sistema de recompensas, a empresa tem que cumprir com o combinado.

Dentro das políticas do sistema que define os benefícios e as metas, também deve constar qual é o prazo para que o colaborador usufrua das bonificações conquistadas.

As ferramentas ligadas ao sistema de recompensas ainda são pouco exploradas por algumas empresas e apresentam-se como uma boa alternativa para evitar o aumento salarial.

Isso porque a concessão de benefícios gera resultados positivos para a organização, não só por meio do aumento da produtividade de colaboradores satisfeitos, mas também pela possibilidade de economia ao obter uma redução no imposto de renda e a isenção de encargos sociais sobre o INSS e o FGTS.

Dessa forma, tanto empresa quanto colaboradores saem ganhando com a implantação de um sistema de recompensas.

A escolha dos elementos que compõem o sistema de recompensas deve refletir a qualidade da relação do colaborador com a empresa.

Portanto, para garantir a sua eficácia, conte com o auxílio de uma empresa especializada em programas de benefícios. Ela pode ajudá-lo a criar esse sistema e a escolher os melhores benefícios para a equipe.

Gostou do nosso artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba mais informações interessantes sobre o setor de recursos humanos. Estamos esperando por você!

Comentários