Blog da

Cultura de compliance e engajamento de funcionários

Você já ouviu falar do termo compliance? Essa palavra é uma novidade no mundo corporativo e foi introduzida há pouco tempo no vocabulário das empresas. Mas o que é um compliance?

A ideia, em si, é simples, porém de grande importância e resultado: significa estar de acordo com as normas dos órgãos reguladores, leis do país, leis de mercado e principalmente, à um código de conduta interno.

Talvez, à primeira vista, pode parecer vago, mas não se engane: o compliance funciona bem para uma empresa. Essa cultura cria confiança e engajamento na equipe.

Antes, era muito comum empresas que não treinavam o colaborador, deixando que ele aprendesse tudo sozinho. Isso gerava um problema de qualidade e produtividade. Às vezes era impossível que o associado entendesse e explorasse todo seu potencial se um gerente nunca tinha sentado com ele e explicado o que a empresa precisa.

Com a cultura do compliance, estima-se que essa realidade se torne cada vez menor. A ideia de um funcionário adequado e de acordo com todas as diretrizes certas para seu próprio sucesso, assim como o da companhia, vem ganhando cada vez mais forças no mundo dos negócios.

Para que o processo funcione, treinamentos constantes, videoconferências e qualquer outro método de ensino precisa ser utilizado. A ideia é que o profissional se sinta valorizado pelo esforço que a empresa faz em seu aprendizado, buscando melhorar mais.

Empresas entenderam que tudo não passa de uma faca de dois gumes: a alimentação que ajuda tanto a empresa quanto o crescimento profissional da equipe.

E você que é dono ou trabalha em uma empresa que não aplica o compliance, já pensou em atualizar a sua estratégia de gestão pra essa nova cultura?

Comentários