Blog da

3 dicas para diminuir o turnover da sua empresa

Os tempos mudaram, bem como o perfil dos profissionais. Se antes era comum encontrarmos funcionários fieis às empresas, que permaneciam por décadas exercendo a mesma função, o que se percebe é que, na nova geração, a busca por novos desafios e melhor qualidade de vida é uma constante. Para se ter uma ideia, em uma pesquisa realizada recentemente pelo Dieese, foi constatado que a rotatividade nas empresas cresceu 12 pontos percentuais entre 2002 e 2012, passando de 52% para 64%.

Para que a sua empresa se mantenha competitiva, é fundamental reverter esse quadro, afinal de contas, a rotatividade representa altos custos relacionados à demissão e ao treinamento, fora a queda na produtividade. A grande questão: Como fazer isso? A resposta pretendemos fornecer nesse post. Confira, logo a seguir, 3 dicas de RH para você diminuir o turnover na sua empresa!

Plano de cargos e salários

Quando uma empresa possui uma estrutura organizacional bem definida, com todos os cargos esclarecidos aos colaboradores, bem como as exigências para possíveis promoções, o motivacional pode aumentar. Isso porque, ao perceber a possibilidade de crescimento e saber exatamente o caminho que deve ser percorrido para alcançar a nova oportunidade, os colaboradores naturalmente irão se esforçar mais.

Importante deixar claro que existem dois tipos de planos que devem ser criados na sua empresa. Primeiro, o plano de cargos, em que as funções estão hierarquicamente discriminadas. O segundo, por outro lado, é o plano de salários, onde ocorrerá uma mobilização horizontal do funcionário, com aumento do seu prestígio e da sua remuneração dentro da empresa (troca do cargo designer júnior para designer sênior, por exemplo).

Pesquisa de clima organizacional

A pior relação entre uma empresa e um ex-funcionário é quando não existe mais contato entre as partes. Pior ainda, existem casos em que os próprios funcionários estão insatisfeitos, mas a cúpula administrativa não tem ideia desse fato. Para saber exatamente o que os seus profissionais acham da sua empresa, é fundamental realizar uma pesquisa de clima organizacional internamente, de preferência com o apoio do departamento de RH (terceirizado ou interno).

Saber o motivo que levou um funcionário a sai da empresa, ou, ainda, se os próprios colaboradores estão satisfeitos, pode ser a chave para criar políticas ou ações internas para reverter o quadro e garantir um nível de satisfação aceitável na sua empresa. Feedbacks entre os supervisores e gerentes e os seus subordinados também são uma ótima forma para desenvolver um bom relacionamento.

Incentivos e benefícios

Por fim, pode ser interessante desenvolver um sistema de incentivos ou de benefícios na sua empresa. Repare que, quando falamos em benefícios, não estamos nos referindo, necessariamente, a bônus salariais, dentre outros. Lembre-se que, atualmente, os profissionais preferem empresas que ofereçam melhor qualidade de vida do que a remuneração em si.

Por isso, considere, por exemplo, ofertar cursos para os funcionários caso conquistem metas estabelecidas pela empresa, seja através de uma participação na mensalidade, ou cobrindo todos os gastos (se for viável para empresa), ou pense em outros sistemas de recompensas. Tão importante quanto a empresa bater a sua meta, é saber que o colaborador está satisfeito e continuará se esforçando!

Você já aplica esses planos motivacionais para reduzir o turnover na sua empresa? Deixe seu comentário contando pra gente. Conheça mais dicas acessando o nosso blog!

Comentários