Blog da

Cartão empresarial: saiba como funciona e quais as vantagens

O cartão empresarial é uma ferramenta que vem se popularizando entre os empreendedores e gestores de negócios por fazer parte de uma estratégia que auxilia na hora de manter o orçamento da empresa em dia.

Por ser uma solução ainda nova, é natural que surjam algumas dúvidas sobre seu uso. Pensando nisso, elaboramos este artigo. Se você quer descobrir como o cartão empresarial funciona, suas vantagens e qual a melhor forma de utilização, acompanhe nosso post!

Como funciona o cartão empresarial?

O funcionamento do cartão empresarial é bem simples: trata-se de um cartão usado especificamente por empresas e que tem as mesmas funções de um cartão de crédito e débito de pessoas físicas.

Ele pode ser usado coletivamente para cobrir os mais diversos tipos de despesas, por exemplo:

  • viagens corporativas;
  • compras de materiais de escritório;
  • pagamento de despesas fixas, como água, luz e internet;
  • situações emergenciais de compra de estoque, entre outros.

É possível que esses gastos sejam monitorados em tempo real, pela internet. Dessa forma, os gestores conseguem averiguar se o crédito está sendo bem empregado pelo usuário, o que torna tudo muito mais prático.

Uso individual como benefício

O uso individual também é possível, conferindo ao cartão empresarial o título de mais um benefício dado pela empresa. O colaborador titular é responsável pela sua própria fatura, o que não gera nenhum tipo de custo adicional para a corporação.

Companhias especializadas em soluções inovadoras para empresários e suas equipes disponibilizam cartões com mais de 300 mil lojas para compras, variados canais de atendimento, aplicativo para acompanhamento de saldos e, ainda, clube de vantagens e ofertas.

Cartão empresarial X Cartão corporativo

Ao procurar pelos cartões destinados às pessoas jurídicas, você pode encontrar dois tipos: cartão empresarial e cartão corporativo.

Ambos cumprem a mesma função, contudo, o corporativo é destinado às empresas de grande porte e tem o faturamento como principal critério de classificação.

Os cartões podem se diferenciar no que diz respeito a taxas e a outras burocracias, mas o objetivo é o mesmo, independentemente da nomenclatura utilizada.

Quais as suas vantagens?

O uso do cartão empresarial traz diversas vantagens para o negócio. Confira agora as principais!

Centralização de contas

A gestão financeira de uma empresa não é das tarefas mais fáceis. Mesmo assim, ela pode ficar ainda mais complicada se os gastos do negócio estiverem espalhados entre diversas contas e cartões de crédito.

Nesse sentido, o uso do cartão empresarial tem o objetivo de simplificar a vida de muitos executivos, centralizando os gastos em um único lugar e possibilitando um controle maior sobre as verbas.

Maior controle do fluxo de caixa

Pelo cartão empresarial estar vinculado a apenas uma conta, fica bem mais simples fazer o pagamento de despesas e a análise de dados, o que gera mais economia, tempo para seus colaboradores e clareza sobre os recursos disponíveis no seu caixa.

Fazer e manter atualizado seu fluxo de caixa — uma das ferramentas mais básicas e importantes de controle financeiro de uma empresa — é outra tarefa que o cartão empresarial otimiza.

Melhor planejamento financeiro

O planejamento financeiro empresarial deve apresentar as porcentagens exatas de gastos em determinadas áreas.

Para isso, o cartão empresarial permite gerenciar com maior precisão para onde estão indo seus investimentos nos diversos setores do negócio. Isso lhe dá melhores condições de estruturar suas iniciativas mais corriqueiras, desde pagamentos até planos de benefícios.

Flexibilidade no método de pagamento

A maioria dos cartões empresariais disponibiliza a função tanto de crédito como de débito para os usuários. Dessa forma, é possível se organizar para utilizá-lo da maneira que ele ofereça mais benefícios para a empresa. Fica mais fácil decidir quais gastos serão pagos à vista e quais podem ser parcelados.

Melhor controle de despesas com as viagens de trabalho

As viagens corporativas, atualmente, são uma realidade nas empresas que buscam investir na contínua capacitação e motivação de sua equipe. Para realizar esses eventos, a empresa arca com alguns custos do colaborador, como passagens, hospedagem, alimentação, entre outros.

Em vez de repassar individualmente a cada colaborador os valores referentes a esses gastos, ou reembolsá-los depois, a empresa pode utilizar os serviços de um cartão corporativo.

Mais segurança para as verbas da empresa

Se a organização conta com um departamento para realizar compras, viagens, reuniões ou outras atividades que exigem o reembolso, o cartão empresarial garante uma segurança maior para a empresa, fornecedores e equipe.

O reembolso, para gastos com gasolina, pagamento de compras de produtos ou contratação de serviços, é garantido e, de quebra, permite evitar possíveis gastos pessoais em nome da empresa.

Como a empresa pode fazer um bom uso do cartão?

Os cuidados básicos com o uso do cartão empresarial partem do mesmo princípio do uso do cartão de crédito pessoal, em que a disciplina é a palavra de ordem para utilizar o instrumento de maneira adequada.

O fechamento da fatura é mensal e o não pagamento do valor integral resulta na geração de juros para o próximo mês. A taxa é menor que a dos cartões pessoais, mas, ainda assim, pode deixar o empreendedor endividado.

Por isso, o correto é estabelecer uma política de gastos, delimitando a finalidade do uso do cartão, seja ela para compras de emergência, seja para pagamento de despesas físicas, como citamos no início deste artigo.

Controlando o uso do cartão

Algumas administradoras, como a UP Brasil, permitem que as empresas realizem a gestão online dos gastos do cartão.

Assim, caso seja identificado que os colaboradores estão atingindo o teto máximo estabelecido para as atividades, é possível suspender o uso no período corrente. O atendimento personalizado auxilia nessa prática.

Os gestores também devem trabalhar com um orçamento consciente. É necessário ser realista no que diz respeito aos gastos, evitando que a liberação dos orçamentos fuja do padrão praticado pelos fornecedores ou que vá além do que pode ser pago.

O cartão empresarial otimiza o controle financeiro da empresa e isso causa um impacto positivo sobre os lucros, mas não é prudente contar com essa lucratividade quando se trata de estabelecer os limites dessa ferramenta.

Viu como o cartão empresarial pode trazer diversas vantagens para o seu negócio? Como vimos, a centralização das despesas permite gerenciar melhor todos os gastos e ainda pode atuar como um benefício para os colaboradores!

Gostou de conhecer as vantagens do cartão empresarial? Quer continuar descobrindo como você pode reduzir os custos e deixar os seus colaboradores mais felizes? Então assine a nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Up Brasil!

Comentários