Blog da

empreendedores de sucesso

Veja 4 ensinamentos dos principais empreendedores de sucesso

Os empreendedores de sucesso inspiram e motivam a todos nós, especialmente em relação à atividade empresarial. Ao mesmo tempo, são pessoas como nós. É justamente por isso que podem nos ajudar tanto. Eles nos ensinam com o comportamento que assumem, com os acertos, com os erros e com a forma que lidam com cada um desses fatores.

Errar ou acertar não costuma causar grandes reações neles e, principalmente, raramente geram impacto e posturas negativas, como se culpar demais, ou exigir de menos. E parece que é exatamente isso que os diferencia: equilíbrio.

Mas essa única diferenciação só vale em termos gerais, pois existem vários detalhes que precisam ser submetidos a esse autocontrole. Confira alguns dos principais e use isso para refletir sobre suas atitudes e buscar o seu desenvolvimento.

1. A persistência de Abílio Diniz

Assistir a uma palestra de Abílio Diniz é uma ótima experiência. Ele costuma falar de sua dedicação ao esporte e da importância da família na vida dele como bases e referências. Conhecido como dirigente do Pão de Açúcar, foi presidente da BRF (grupo que controla a Sadia e a Perdigão), também é sócio de empresas como o Carrefour, Ponto frio e Casas Bahia.

Tudo começou com um pequeno negócio e a influência da cultura dos pais imigrantes. Ele se formou na Escola de administração da Universidade de São Paulo e posteriormente estudou nos EUA. No entanto, nem sempre usufruiu de uma situação favorável.

Ele abriu o primeiro supermercado da Rede Pão de Açúcar em 1959, logo após os estudos no exterior, e atravessou períodos difíceis da economia, incluindo o de hiperinflação, com mudanças políticas e econômicas impactantes.

No auge da crise em suas empresas, que decorreu desse momento difícil para o país, precisou fechar várias lojas e demitir milhares de colaboradores. Sua persistência o colocou de volta a uma situação de destaque, mas seu esforço não foi muito benéfico para sua saúde.

Foi isso que impulsionou uma nova fase de superação, dessa vez pessoal. Atualmente, ele retornou aos hábitos da juventude da prática de esportes e passou a dar atenção a questões como uma alimentação saudável.

2. A visão inovadora de Luíza Helena Trajano

O Magazine Luiza é conhecido por suas lojas virtuais. No lugar de montar toda uma estrutura, com altos estoques, vários colaboradores e espaços grandes, com alugueis volumosos, a marca pôde se expandir para várias regiões que, no modelo tradicional, seriam inviáveis.

A loja física era montada do mesmo modo, mas apenas com uma equipe comercial e computadores. Assim, o espaço online podia ser usado para demonstrar em vender uma grande variedade de produtos.

Luiza Helena é sobrinha da fundadora, que também se chamava Luíza, Luíza Trajano. A grande expansão da rede começa em 1974 e foi intensa no processo no qual a empresa se digitalizou e fortaleceu, o que ocorreu com suas bem-sucedidas campanhas promocionais de liquidação.

3. O realismo, a dedicação e a geração de valor de Bill Gates

É provável que você tenha ouvido falar dos ensinamentos de Bill Gates. Eles ganharam o mundo e as redes sociais depois que o magnata palestrou para graduandos da University of Southern California. Basicamente, o que ele deixa claro nesse evento é que a vida não é fácil e que as conquistas cobram nossa dedicação, o que parece especialmente importante para as novas gerações.

O fundador da Microsoft, nascido em Seattle, nos Estados Unidos, entre outras coisas ensina que a vida não é fácil, que as conquistas ocorrem quando nos dedicamos e que o mundo não tem nenhuma obrigação ou compromisso com o nosso sucesso.

Bill Gates é amado e odiado em razão dos seus feitos e, especialmente, por ter se mantido como o homem mais rico do mundo por vários anos, mesmo depois de doar grande parte de sua fortuna. Ele é um filantropo atualmente e financia várias pesquisas.

É interessante notar que os seus sistemas entregam um ganho exponencialmente maior do que o que custam. Um sistema Windows instalado em um computador pessoal abre portas (ou janelas) inestimáveis de oportunidades para todos nós. Esse é um ensinamento importante sobre economia.

Se o seu negócio for capaz de entregar um valor superior em comparação ao que é preciso desembolsar para obter seu produto ou serviço, as pessoas desejarem esse valor e souberem dele, as vendas serão significativas.

4. A dedicação de Alexandre Costa

Não deve ser difícil convencer alguém a degustar uma barra de chocolate. Na verdade, pode ser um desafio encontrar quem não goste do seu sabor, ainda mais se for um produto da Cacau Show — que se tornou referência do setor e sinônimo de qualidade e sabor.

Mas não foi sempre fácil assim para Alexandre Costa, fundador da empresa. Aos 14 anos, ele começou com a venda de ovos de Páscoa de porta em porta. Apenas 3 anos depois, iniciava a Cacau Show, com uma funcionária e 500 dólares de investimento.

Foram necessários 26 anos para que a empresa se tornasse o que é hoje, com mais de 800 lojas franqueadas. O modelo de franquias é um diferencial que merece destaque. Ele facilita o crescimento, uma vez que agrega investidores dispostos a abrir uma loja mediante a possibilidade oferecida pela marca.

Esses parceiros se dedicam quase que exclusivamente ao atendimento, pois o modelo operacional, a metodologia usada na gestão, a escolha do ponto, a decoração da loja e todos os detalhes importantes são elaborados pela franqueadora, a Cacau Show.

Desse ponto de vista, a capacidade de engajar os participantes, comunicar a forma de ação com eficiência, supervisionar cada uma dessas lojas — para assegurar que atuem como o esperado —, cuidar da marca e garantir um padrão são fundamentais para o sucesso do negócio.

Muitas empresas sonham em abrir franquias, mas elaborar, testar e viabilizar todo esse sistema exige a mesma dedicação que foi necessária para começar o negócio de chocolates. Na prática, um pouco — ou muito — do que o Alexandre Costa faz é oferecer a oportunidade para quem quer empreender e contar com o patrimônio de conhecimento que ele construiu durante sua trajetória.

Para concluir, é importante mencionar que todos os empreendedores de sucesso costumam ter algumas capacidades em comum, como se comunicar com eficiência, motivar e engajar outras pessoas em torno de seu propósito empreendedor. Eles sabem que as pessoas são importantes para que consigam colocar seus objetivos em prática e as valorizam.

Quer saber como nossas soluções ajudam empresas de vários segmentos no relacionamento com seus colaboradores? Entre em contato e conte com a atenção de nossa equipe para demonstrá-las!

Comentários