Blog da

Saiba qual é a real importância do ROI para o seu RH

Saiba qual é a real importância do ROI para o seu RH

A administração de qualquer setor de uma empresa requer que o profissional enxergue além das tarefas operacionais do cotidiano. Ter um entendimento mais aprofundado sobre o desempenho da sua área faz toda a diferença na hora de tomar decisões. Por isso, as companhias que têm um RH focado no seu ROI costumam ter um rendimento mais alto.

O “Return Over Investiment” (em português, Retorno Sobre Investimento), como é conhecido, representa o quanto de rendimento é obtido a partir de cada investimento realizado no setor — não necessariamente de recursos financeiros, mas também de tempo e de pessoal. E o trabalho do departamento de Recursos Humanos certamente se encaixa nessas premissas. Mas seguir essa tendência não é uma questão apenas de organização, processos ou recursos: é uma mudança estrutural e filosófica dentro da área.

A fim de que você entenda melhor a importância de calcular e usar o ROI nas tomadas de decisões do setor de RH, trouxemos aqui algumas vantagens que essa prática proporciona. Confira:

Entender em que vale a pena investir

Um dos principais problemas enfrentados no momento de fazer um investimento cotidiano é compreender o que é mais rentável. Por “cotidiano” nos referimos a coisas que você precisa escolher fazer ou não com o seu tempo de trabalho. Vale mais a pena planejar um novo treinamento, avaliar os currículos de candidatos ou reorganizar os documentos da sua equipe? Considerando que seu tempo é um recurso limitado, é importante saber onde é melhor investi-lo.

Para o setor de RH isso é ainda mais relevante, pois seus investimentos podem demandar o tempo de qualquer outra área da empresa. Treinamentos, feedbacks, planejamento de negócios, tudo isso exige que outros profissionais interrompam suas tarefas diárias. Conhecer o ROI de cada decisão te ajuda a saber se essa pequena perda de produtividade vale ou não a pena.

Foco na atuação estratégica

Um dos maiores pesos que o RH carrega é o trabalho burocrático associado ao Departamento Pessoal. Em negócios muito pequenos, os dois setores são praticamente indissociáveis, atuando sempre em conjunto. Porém, à medida que a empresa cresce, é necessário que ocorra uma cisão gradual entre os dois.

O objetivo aqui é tornar a atuação do RH mais estratégica, focando na capacitação da equipe, engajamento dos colaboradores e aquisição de talentos. Objetivos que não são alcançados com a administração de papelada e trabalhos burocráticos.

Aumento da competitividade do negócio

O resultado final para uma empresa que adota um setor de Recursos Humanos focado no seu ROI é um consequente aumento da competitividade. Atuando estrategicamente e buscando ações mais rentáveis, a companhia poderá atender melhor seus clientes, engajar os colaboradores para que trabalhem melhor em equipe, facilitar a comunicação e captar profissionais mais qualificados. Coisas que seriam bem mais difíceis com o trabalho burocrático do DP.

Agora que você entende como o RH pode se beneficiar do foco no ROI, é hora de começar a mudar a mentalidade do setor. Acha que mais pessoas poderiam aproveitar essas informações? Então, compartilhe este artigo em suas redes sociais e mostre como é possível tornar a área de Recursos Humanos mais rentável e estratégica.

Comentários