Blog da

Entenda aqui o que é eSocial e a sua importância para empresas

Constantemente surgem tendências e novidades fiscais que impactam na rotina de vários setores de uma companhia, como o financeiro, contábil e RH. Saber o que é eSocial, uma das mais importantes inovações atuais, é fundamental para os responsáveis desses departamentos.

Entretanto, ela não deve ser vista como um entrave para o desenvolvimento da empresa, pois traz diversos benefícios se operada de forma inteligente.

Continue a leitura deste artigo e confira tudo o que você precisa saber sobre o eSocial. Vamos apresentar o seu conceito, importância e principais vantagens. Confira!

O que é eSocial?

O Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial) é um projeto do Governo Federal que unifica (em apenas um envio) toda a documentação fiscal, previdenciária e trabalhista sobre a empresa, com o GFIP, CAGED, RAIS entre outros.

Assim como as demais iniciativas do SPED, seu objetivo é reduzir a burocracia das obrigações das companhias para minimizar a ocorrência de evasões, fraudes e outras ocorrências ilícitas, por meio da padronização nas operações de armazenamento, distribuição, validação e transmissão de dados.

Qual a sua importância para as empresas?

Esse novo sistema está em vigor desde o ano de 2014, com a vigência do Decreto n.º 8.373/14. Desde a data de 01 de outubro de 2015, existe a obrigatoriedade da adoção do programa Simples Doméstico pelos empregadores domésticos.

As empresas que obtêm faturamento acima de R$ 78 milhões anualmente precisam estar adequadas ao novo sistema desde o início de 2018. Quanto às que faturam menos do que essa quantia, incluindo Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e Microempreendedores Individuais (MEI), devem se adequar até julho de 2018.

Há um detalhe em relação ao documento sobre a Saúde e Segurança do Trabalhador (SST): o prazo para começar a ser enviado eletronicamente começa a partir de janeiro de 2019.

Mudanças para o setor RH

O setor de Recursos Humanos terá uma completa mudança de rotina em relação ao manejo e controle de informações. Os responsáveis deverão ser treinados para utilizar a ferramenta de forma correta e ficarem atentos aos novos prazos para os envios de cada tipo de informação, alguns exemplos são:

  • admissões e demissões — devem ser informadas no momento em que ocorrerem;
  • folha de pagamento — o envio será todo dia 7 do mês subsequente;
  • alterações na jornada de trabalho — na medida em que ocorrerem alterações de horários;
  • mudanças salariais — no dia após a alteração.

Quais são as suas principais vantagens?

A tecnologia, se utilizada inteligentemente, é um forte aliado, capaz de potencializar toda a produtividade de seus negócios. Com o eSocial, a lógica é a mesma, é possível extrair vários benefícios dessa novidade, confira os principais a seguir.

Melhor controle sobre cadastros

Utilizar um computador para criar, anotar e organizar as informações é mais prático do que usar o papel físico. A organização é instantânea e é excepcionalmente simples fazer correções, de terminais físicos ou móveis.

Além disso, documentos digitais ocupam menos espaço, reduzem custos, não são perdidos ou sofrem desgastes naturais, pois são arquivados em servidores físicos ou nuvem.

Cálculos trabalhistas mais precisos

Um processador é capaz de realizar cálculos mais rapidamente e com mais precisão do que um cérebro humano e isso assegura duas vantagens para a equipe do RH. A primeira é que eles não despenderão tempo com a tarefa e poderão se concentrar nas atividades principais, que é o controle de pessoal.

A segunda consiste na eliminação completa de erros humanos, evitando falhas que só seriam detectadas posteriormente, problemas com fisco e a necessidade de retrabalho.

Mais segurança em relação a fraudes

Os documentos são assinados por certificados digitais, que utilizam a tecnologia da criptografia de dados (complexo matemático de difícil falsificação). O uso desse instrumento pode ser ainda mais seguro do que uma assinatura física.

Agora que você entende o que é eSocial e qual a sua importância, estará preparado a se adequar à nova legislação para evitar problemas com o Fisco e ainda aproveitar de suas vantagens, maximizando a produtividade da empresa!

Não se esqueça de usar o espaço para comentários abaixo para deixar sua opinião!