fbpx

Blog da

como implantar o home office

Como implantar o home office na minha empresa?

Descobrir como implantar o home office nas empresas pode ser um grande desafio. Contudo, especialmente no cenário que vivemos atualmente de isolamento social em razão da pandemia causada pelo novo Coronavírus, essa se tornou a única alternativa para muitas companhias.

O home office, uma alternativa mais frequente e viável ao mercado, é, na prática, o trabalho remoto. Nessa modalidade de trabalho os colaboradores exercem as suas funções em suas casas e, por essa razão, é preciso que a empresa adote política de home office muito bem definida e clara.

Se você deseja saber mais detalhes sobre o tema e conhecer como implantar o home office na sua empresa, acompanhe o post que vamos apresentar o passo a passo para implantar o trabalho remoto e os seus principais benefícios. Continue a leitura e confira!

Como implantar o home office?

O home office que é implantado sem planejamento tem grandes chances de não surtir o resultado esperado. Por isso, vamos apresentar para você diversas dicas para implantá-lo em uma empresa da melhor maneira. Veja!

Analise os aspectos legais

Sem dúvidas, o primeiro passo que deve ser dado no momento de implantar o home office em uma empresa é analisar os aspectos legais, bem como as necessidades e os objetivos do programa da companhia com essa modalidade de trabalho.

Nesse caso pode ser preciso, por exemplo, atualizar a vivência organizacional da empresa, ou seja, mudar a visão de todos de que o trabalho só pode ser realizado de maneira eficiente presencialmente, afinal, é preciso que exista uma relação de confiança entre os gestores e funcionários para que o home office seja possível.

Selecione o perfil dos colaboradores

O home office exige um pouco mais de disciplina por parte dos colaboradores, uma vez que apesar de estarem em casa, eles devem se comportar e cumprir metas como se estivessem na empresa.

Além disso, os colaboradores que trabalham em home office precisam respeitar, da mesma maneira, a sua jornada de trabalho e separá-la de sua rotina pessoal. Ou seja, apesar de estarem em casa, é preciso compreender que trabalho remoto é como mais um dia comum de trabalho.

Dessa maneira, é preciso analisar aqueles que têm perfil para trabalhar em home office ou que desejam participar do programa para que tudo ocorra de acordo com o planejado.

Realize treinamentos ou palestras com o colaborador e sua família

Outro ponto relevante e que é comum de ocorrer, é que muitas vezes o colaborador entende que o home office é mais um dia de trabalho normal, mas que é exercido dentro de casa. Contudo, as demais pessoas que moram em sua casa não conseguem compreender a nova dinâmica e atrapalham a sua rotina.

Uma maneira de fazer com que as dinâmicas do trabalho e da casa não sejam afetadas é realizando treinamentos ou palestras com a família do colaborador para que todos entendam o que é o home office e a sua importância — o que evita interferências externas no trabalho.

A instrução do funcionário, por sua vez, também é fundamental para que o trabalho seja produtivo, uma vez que treinamento e educação são importantes pontos para o sucesso de um programa de home office.

Powered by Rock Convert

É válido ressaltar, ainda, que o treinamento deve ser condizente com a rotina da empresa e com a função que é exercida pelo colaborador e deve envolver orientações sobre como o colaborador deve trabalhar em casa, como com relação à postura de trabalho, práticas com programas e recursos, rendimentos, entre outros.

Crie normas para o home office

Por fim, é fundamental que as políticas de home office sejam claras e consistentes, e devem incluir inputs do departamento jurídico, do setor de RH e até mesmo de sindicatos, se os líderes julgarem necessário.

É preciso se certificar que as normas para o home office espelham as responsabilidades de empregados e empregadores e, inclusive, quais são os equipamentos e recursos necessários para garantir que o trabalho remoto possa ser executado (como computadores, armazenamento em nuvem, acesso a internet etc.)

Dessa maneira, todos os colaboradores que foram inseridos em uma rotina de trabalho remoto devem entender e concordar com as normas e termos dessa modalidade de trabalho para que o trabalho ocorra de forma eficaz.

Quais são as principais vantagens do home office?

Agora que você já conhece o passo a passo para implantar o trabalho remoto, veja, a seguir, quais são as principais vantagens dessa modalidade de trabalho!

Redução de custos

O home office permite que a empresa reduza, de maneira significativa, os seus custos, uma vez que não há gastos com o deslocamento de funcionários, bem como há, ainda, economia com otimização de espaços e diminuição dos custos fixos, como com relação a luz e aluguel.

Permite que o negócio continue ativo

Como o home office não exige o deslocamento do colaborador, ele pode ser ativo em circunstâncias que não seria possível se o ofício fosse exercido presencialmente, como em uma situação de enchente na cidade, por exemplo.

Na situação atual, ou seja, em tempos de pandemia de Coronavírus em que há o isolamento social a fim de evitar o contágio com o vírus, muitas cidades ao redor do mundo declaram o fechamento dos serviços não essenciais e o home office se tornou a única alternativa viável para que o negócio continue ativo.

Aumento da produtividade

Outra vantagem de implantar o home office é que, em geral, há o aumento da produtividade dos colaboradores nessa modalidade de trabalho, sendo esse um dos principais ganhos que uma empresa pode conseguir.

O aumento da produtividade costuma ocorrer porque o home office proporciona um equilíbrio maior entre a vida pessoal e profissional, uma vez que não estressa com deslocamentos, por exemplo, e ainda há contribuição no autodesenvolvimento profissional e pessoal, bem como aumento da autonomia e flexibilidade.

Todos esses benefícios, além de diminuírem estresse e doenças, aumentam a produtividade do colaborador que se sente mais disposto, mais motivado e menos cansados para realizar as suas atividades laborais.

Agora que você já sabe como implantar o home office em sua empresa e sabe quais são as suas vantagens, coloque as nossas dicas em práticas o quanto antes para usufruir dos benefícios do trabalho remoto!

Se você gostou deste post, curta a nossa página no Facebook para receber a atualização de nossos novos conteúdos!

Comentários